Aliados unidos - Linha Direta

Por Daniel Galvão

Barack Obama pediu uma “Espanha forte e unida” esta semana, durante encontro com o rei Felipe VI, na Casa Branca. O presidente americano disse que em matéria de política externa, “estamos profundamente comprometidos com manter uma relação com a Espanha”.

Obama foi além e frisou que a presença da Espanha é importante não apenas na Europa, mas também nos Estados Unidos e no mundo. Segundo a Casa Branca, o presidente dos EUA pretende visitar o país antes do fim de seu mandato.

Quem diria? Che Guevara deve estar se revirando no túmulo. Isso porque o governo cubano anunciou que pagará diárias às pessoas que assistirem as missas, recepções e outras atividades durante a visita do Papa ao país, o que é considerado uma “revolução” na ilha comunista. O líder máximo da Igreja Católica chega a Cuba neste sábado (19). O pontífice depois visitará os EUA. Aliás, esta já é considerada uma das viagens mais delicadas de seu papado. Que crise? Enquanto no Brasil, na China e na Rússia, a palavra crise não sai dos noticiários, os americanos comemoram os mais recentes resultados de sua economia. Esta semana, por exemplo, foi anunciado que os preços ao consumidor inesperadamente caíram em agosto, com a gasolina retomando seu declínio e com o dólar forte limitando o custo de outros bens. Por conta disso, o Federal Reserve, Banco Central dos EUA, teve que repensar a decisão de elevar a taxa de juros. O Departamento do Trabalho informou que esta redução foi a primeira queda desde janeiro, após terminar julho com alta de 0,1%. Não curti Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, disse esta semana que o botão ‘Não Curti’ será lançado em breve. No Brasil, um dos países com maior número de usuários da rede social no mundo, alguns personagens e postagens certamente vão receber uma enxurrada de cliques, né não?! Tensão no ar Em resposta ao anúncio da Coreia do Norte, de que voltou a operar o reator que abastece seu programa de armas atômicas, os EUA pediram esta semana que o país ponha fim nas “provocações irresponsáveis”. De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, essas “provocações” apenas agravam “as tensões regionais”.

RAPIDINHAS • Com o dólar cada vez mais alto, as companhias aéreas e empresas de viagens estão se mexendo para oferecer pacotes promocionais e, assim, driblar a crise. • Muito triste o que aconteceu a um pequeno povado do estado de Utah, por conta de uma inundação repentina provocada pelas fortes chuvas esta semana. • O mundo ficou perplexo esta semana com o pedido feito pelo líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahri. Ele clamou que os jovens muçulmanos nos EUA e no Ocidente façam ataques. • Uma pesquisa de intenção de voto divulgada esta semana mostrou que Ben Carson pode desbancar o magnata Donald Trump como candidato a presidente pelo Partido Republicano.