Alimentação no combate ao câncer (Parte I) - Saúde & Bem-estar

Por Poliane Novaes

Untitled

Atualmente, muitos acreditam que o alimento tem o poder de prevenir diversos tipos de patologias (doenças) e também contribuir para cura, porém, o fácil acesso à informação faz com que muitos fiquem confusos, sem saber o que realmente faz bem ou mal e nem em quem acreditar.

Uma patologia que, infelizmente, tem afetado a muitos é o câncer, que hoje é um problema de saúde pública mundial.

A incidência de câncer no mundo cresceu 20% na última década. No mundo, espera-se para 2030, 27 milhões de novos casos de câncer. O que podemos fazer diante deste quadro? Sabe-se que apenas 10 a 15% de todos os casos de câncer se originam de “defeitos genéticos”, hereditários, e que um percentual muito grande tem sido devido ao estilo de vida e maus hábitos alimentares.

O tumor, para se desenvolver, precisa de um terreno fértil, propício para seu desenvolvimento. Através do que ingerimos, podemos contribuir ou impedir que este terreno seja preparado.

Após se desenvolverem, os tumores não podem evoluir para um câncer perigoso sem criar novos vasos sanguíneos para se nutrir. Com essa finalidade, eles emitem uma substância química chamada Angiogenina, que obriga os vasos a se aproximarem deles e a formar novas ramificações para então crescerem e gerarem metástase (Angiogênise). Sendo esse um grande problema, estudos começaram a surgir com o objetivo de tentar evitar este processo. Descobriu-se, então, que ao evitar que o tumor libere esta substância, o mesmo não fomentaria o crescimento de novos vasos sanguíneos, matando-o de fome.

Após muitos estudos, Folkan (Prof. da Haward) descobriu que a Angiostatina podia agir contra esses vasos sanguíneos. Hoje, muitos medicamentos similares a Angiostatina estão sendo desenvolvidos pela indústria farmacêutica, mas seus efeitos têm se revelado decepcionantes. Mesmo sendo bem mais toleráveis que a quimioterapia, as antiangiogeneses sob forma de medicamentos revelam efeitos secundários terríveis, piores do que o previsto pelos estudiosos. Mas, temos a quem recorrer: à natureza! Dispomos de intervenções naturais que têm efeito sobre a Angiogênise, desprovido de qualquer efeito secundário e que podem ser combinados com os tratamentos convencionais.

A partir da descoberta do Prof. Folkan, inúmeros estudos vêm sendo publicados, comprovando o efeito de alguns alimento sobre a Angiogênise.

Segue abaixo a lista de alguns alimentos com comprovação científica em relação a sua eficácia, que são ideais para inclusão diária na dieta. Mesmo que não esteja em tratamento para combater algum tumor, use-os como alimentos preventivo, pois uma célula cancerígena pode ser despertada sem, a princípio, dar sinais clínicos da sua existência.

1) Cogumelos: Shitake, Portobelo e Maitake Sugestões para consumo diário: 2 colheres de sopa de farinha de cogumelo adicionadas à comida ou refogar o cogumelo com temperos, gengibre e molho de shoyo light (dura por semanas na geladeira). Diariamente, pode comer aquecido ou junto com sua salada ou legumes.

2) Ervas e condimentos: cúrcuma (Tumarec), orégano, alho poró, alho, cebola, cebolinha, manjericão, curry, alecrim Sugestões para consumo diário: Bater todos os listados e fazer um tempero completo (guardar na geladeira – durabilidade: 3 semanas) e preparar todos os alimentos com este tempero.

3) Especiarias e raízes: menta, canela e gengibre Sugestões para consumo diário: adicionar aos sucos naturais pela manhã ou tarde.