Alimentação: Dicas para um Natal sem culpa

Por Poliane Novaes

tabela

Quem vive de dieta e restrições alimentares se preocupa muito quando algum evento se aproxima. Isso se deve ao fato de que a tentação pode levá-los a “quebra” da dieta, podendo resultar em alguns quilinhos a mais, ou seja, o sacrifício até então feito,  perdido.

Está aí a importância da reeducação alimentar. Quando aprendemos a enxergar o alimento como nutriente,  deixamos de ser escravisados por dietas, pois fica claro a importância de cada macronutriente (carboidrato, proteína e gordura), assim como quando, quanto e como consumi-los. Sendo assim, uma ceia de Natal, por exemplo, não é encarada como algo tentador, mas prazeroso, sem medo de consequências.

Na reeducação alimentar o lema é equilíbrio. Tudo pode, porém, na quantidade e hora certa! Mesmo as exceções são feitas com consciência. Pois, não adianta ter uma regra alimentar e  nos dias de excessões não se atentar-se a algumas coisas importantes que podem fazer com que você engorde.

Segue abaixo algumas estratégias  nutricionais para que seu Natal não lhe renda alguns quilos a mais. Lembrando que essas estratégias podem e devem ser aplicadas em seus dias de excessões: 1. Não coma com os olhos, você pode sim comer o que normalmente não come na sua regra alimentar, mas atente-se à hora de parar! Se já estiver satisfeito, sem fome, pare! 2. Ao comer carboidrato simples (sem fibras), como doces, farináceos não integrais, consuma algum suplemento de fibras junto, para que a absorção de glicose seja diminuída! Assim, evitará o pico insulínico, que além de fazê-lo engordar, pode pejudicar sua saúde. 3. Aumente seu gasto energético no dia anterior e após a ceia, isso te ajudará a “compensar” os excessos. Muitas vezes, o grande problema não é apenas o tipo de carboidrato consumido, mas a quantidade do mesmo, além do excesso de gordura (que fornece 9 kcal por grama) e álcool (que fornece 7 kcal por grama), sendo assim, devemos pensar na quantidade de caloria a mais que é ingerida. Um exercício aeróbio promove um aumento no gasto energético, podendo equilibrar o excesso ingerido. 4. Não coma o que sobrou da ceia nos próximos três dias. Volte à sua regra alimentar. O que é importante é o momento entre familiares e amigos e não apenas a comida. Sim, o alimento é fonte de prazer, mas não faça dele sua única fonte de prazer. 5. Prefira bebidas menos calórica, no caso de bebidas alcoólicas. Prefira aquelas que sejam isentas de açúcar e possueam menos alcool em sua composição. No caso de sucos e refrigerantes, prefira os lights ou zero açúcar. Com isso, estará diminuindo consideravelmente a quantidade de carboidrato simples ingerida, lembrando que o carboidrato simples estará presente nos doces, farofas, arroz, purês, pães, etc.