Alimentação saudável: Em quem acreditar nos dias de hoje?

Por Poliane Novaes

saude

Não é novidade para ninguém o assunto alimentação saudável. Em tempos em que a informação é algo muito fácil de se obter, deparamos-nos com informações sem fundamentação científicos ou baseadas em estudos induzidos que, ao invés de ajudar, confundem ainda mais a cabeça de muitos. Acredito que toda área esteja passando por isso, e nutrição não é diferente. Segue, abaixo, a descrição da competência de cada profissional diretamente envolvido neste assunto. É importante você ter ciência disso, pois deve acreditar no profissional certo, que estudou para a finalidade que procura.

Nutricionista: é o profissional que cursou por cerca de 4 a 5 anos a faculdade de nutrição e que, segundo a legislação, é o único profissional a prescrever dietas, pois nesses 4 ou 5 anos dedicou seus estudos apenas à alimentação humana, isso sem contar as possíveis especializações feitas após a graduação. O nutricionista, após avaliação nutricional e diagnóstico clínico, prescreve um tratamento dietoterápico (cardápio e determinadas condutas de acordo com o objetivo) e, se precisar, lança mão também de suplementos e fitoterápicos. O nutricionista pode solicitar exames bioquímicos quando for necessário para diagnóstico nutricional e não deve prescrever medicamentos!

Nutrólogo: é um médico que fez uma especialização em nutrição (pós, mestrado) e, após uma prova específica, recebeu a obtenção do título. Ele pode solicitar exames, diagnosticar e tratar doenças nutricionais e nutrometabólicas, identifica possíveis ‘erros’ alimentares ou inadequações nos hábitos de vida e trata os pacientes que necessitam de Nutrição Enteral ou Parenteral. Como qualquer médico, não pode prescrever dieta. Ou seja, nem mesmo o nutrólogo está legalmente habilitado a prescrever dietas. O nutrólogo se diferencia mesmo do nutricionista no fato de poder prescrever medicamentos e de somente poder dar orientações alimentares gerais, como por exemplo: comer mais frutas, mas sem poder dizer o quanto de fruta aquela pessoa deve ingerir por dia, pois não estudou pra isso.

Endocrinologista: é um médico especialista em endocrinologia que tem como principal função estudar o funcionamento dos hormônios no organismo humano. As principais áreas de atuação do endocrinologista são: o tratamento de diabetes, obesidade e alterações hormonais em geral (desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à deficiência ou ao excesso de hormônios). Ele não está habilitado a prescrever dietas! Nutrition Coach: é um profissional com ou sem ensino superior completo, que faz cursos relacionados à alimentação saudável. É licenciado para orientar de forma generalizada sobre habitos diários. Não é apto a prescrever dietas, nem intervir em doenças, visto que não possui estudo para tal prática.

Personal Trainer: compete ao profissional de educação física apenas prescrever exercícios, o mesmo não é apto e nem tem estudo para intervir na alimentação de seus alunos, muito menos apto a prescrever suplementos alimentares. Lembrando que o que é bom para um , não é para o outro. A individualidade biológica deve ser respeitada, pois quando não é, expõe o paciente-aluno a riscos de saúde.