Alimentos não utilizados viram adubo natural

Por Gazeta Admininstrator

A rede de supermercados Publix anunciou parceria com a empresa Orga-nic Recovery, a fim de reduzir o desperdício de alimentos em suas lojas. Passará a enviar todos os alimentos não utilizados, que normalmente iriam para o lixo, para a empresa Organic Recovery, que ficará encarregada de processar o material e transformá-lo em adubo orgânico.

O brasileiro Vladimir Sampaio, encarregado da empresa, explica que o fertilizante se diferencia dos demais por ser certificado como 100% orgânico. “Não usamos nenhum produto químico, ou petroquímico, como os demais. Nosso produto é muito rico em nitrogênio, o que fortalece muito o solo para diferentes cultivos”, explica Sampaio.

O conceito do adubo orgânico, nos moldes do produzido pela Organic Recovery, lembra Sampaio, foi desenvolvido pelo CEO e fundador da empresa, Jeff Young, um biólogo com mais de 20 anos de experiência, e que realiza trabalho semelhante, em Massachussets, com material fornecido pela indústria pesqueira.

A parceria com o Publix, de acordo com Sampaio, promete expandir-se rapidamente. “Nossa parceria com o Publix é para a cobertura de 83 lojas, em Broward. Originalmente, assinamos contrato somente para este condado, mas eles querem que, em um futuro muito próximo, no máximo dois anos, estejamos cobrindo toda a Flórida e atendendo a, mais ou menos, 600 lojas. Eles nos pagam pela coleta de todo o lixo orgânico que retiramos, e isso cria para eles créditos pela não emissão de gás carbônico à atmosfera”, detalha o brasileiro.