Alô Brasil, temos futebol aqui também!

Por Pedro Heizer

Com o fim da temporada regular da Major League Soccer, os dados finais também começam a ser divulgados. A média de público em 2015 teve um aumento de 12,8% em relação à temporada passada.

No total, a MLS viu 7.335.053 fãs passarem por suas catracas, uma média 21.574 fãs por jogo. Esse número foi suficiente para que a liga ocupasse o sétimo lugar no mundo, ficando na frente de grandes ligas de países como França, Holanda, Argentina e Brasil.

Certamente, a presença de jogadores de grandes nomes no campeonato, como Kaká, Andrea Pirlo, Frank Lampard, Sebastian Giovinco e Clint Dempsey fizeram os números crescerem em relação à temporada passada.

Com 55.435 fãs no último jogo da temporada regular contra o Real Salt Lake, o Seattle Sounders FC estabeleceu um novo recorde de público na MLS, com uma média de 44.247 torcedores por jogo em 2015. A marca quebrou o recorde anterior do clube, que foi de 44.038 em 2013. O clube também tem o recode de 124 jogos consecutivos com ingressos esgotados, um recorde para a MLS. Sounders FC tem agora as sete maiores estatísticas da história da liga. Líder do campeonato a cada temporada desde que entrou para a MLS, em 2009, Sounders FC é atualmente o segundo em média de público no Hemisfério Ocidental - o clube superou até mesmo o Liverpool nos rankings.

Como foi o resto da liga?

As equipes New York City FC e Orlando City FC têm tido anos de consolidação. Orlando City quebrou o recorde de expansão, com 32.847 fãs por jogo.

Não só isso, mais 10 clubes tiveram mais que 20 mil fãs por jogo, outro recorde para a liga. Além disso, houve um número recorde de lotações máximas em MLS nesta temporada, com 161 em todo o campeonato, 28 a mais do que a marca lotações máximas em 2014, que foi de 133. Estes números são uma grande reflexão sobre a importância que o futebol tem ganhado nos Estados Unidos. Está ganhando popularidade e vai continuar crescendo com novas franquias muito em breve. Enquanto alguns argumentam que o nível de jogo não é o mesmo que outras ligas, é preciso entender que MLS tem apenas 20 anos de idade, o que é um feito inédito. Que outra liga nos primeiros 20 anos de existência teve uma popularidade tão grande?

MLS é o terceiro evento esportivo mais frequentado nos Estados Unidos, ficando atrás apenas futebol americano e baseball. Tem deixado para trás a NBA e hóquei, quando se trata de média de número de público. Pense sobre isso: a NBA, um dos esportes mais negociáveis no ranking mundial, está atrás do futebol na terra do Tio Sam!

E se o nível de jogo da MLS é comparável para o resto do mundo? Agora, provavelmente, não. Mas isso não quer dizer a liga não pode chegar ao patamar de gigantes do mundo.

No final deste mês, Orlando City estará viajando ao Brasil para um amistoso com o Flamengo, que deve ser um bom jogo para mostrar o talento da MLS contra uma equipe do Brasileirão.