Brasil: Com alta do dólar, turistas tendem a trocar destinos internacionais por nacionais

Por Gazeta News

viagens solar

Quem está com viagem marcada para fora do Brasil está em alerta com a disparada do dólar. Para quem já está com pacote comprado, ainda é mais viável fazer a viagem, mesmo que com mudanças na programação. Mas, para quem ainda não comprou as passagens nem fez reservas, a recomendação de profissionais da area é esperar para o segundo semestre, quando o dólar norte-americano deve começar a se estabilizar.

Do ponto de vista da economia no setor de turismo, a valorização da moeda americana é bem-vinda para o turismo nacional.

Na última semana, o Ministério do Turismo divulgou a pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, em que confirma o crescimento da intenção do brasileiro de viajar no país nos próximos seis meses. “O levantamento mostra que a intenção de viajar pelo Brasil aumentou de 67,8% em fevereiro de 2014 para 73,2% este ano. O mercado interno continua sendo a principal alavanca para o setor turístico no Brasil”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Por conta disso, companhias aéreas começam a registrar voos com assentos vazios, de acordo com o site “Melhores Destinos”. “É uma situação insustentável e as companhias já estão tomando medidas mais fortes. É o caso da American Airlines, que anunciou o corte de uma rota - vai encerrar os voos saindo de Campinas”, disse o site especializado em viagens.

Produtos

A moeda norte-americana mais alta significa também que produtos importados e feitos no país com insumos vindos de outros países também tendem a ficar mais caros, o que representa um fator a mais de pressão sobre a inflação, podendo até mesmo pesar na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a definição da taxa básica de juros, atualmente em 12,25% ao ano.

Com informações da Rede Atual Brasil.