“Amber Alerts”: Facebook inicia campanha para encontrar crianças desaparecidas

Por Gazeta News

Amber_Hagerman

Há 19 anos, uma menina de 9 anos, chamada Amber Hagerman, desapareceu quando andava de bicicleta em Arlington, no Texas. Naquela época, os recursos para fazer uma busca a uma pessoa desaparecida não chegavam nem aos pés dos de hoje em dia.

A mãe de Amber, Donna Williams, comemorou quando soube do anúncio feito no dia 13 que a rede social Facebook irá colaborar com os alertas que levaram o nome de sua filha. Infelizmente, Amber foi encontrada morta dias depois, no dia 13 de janeiro de 1996.

[caption id="attachment_79005" align="alignright" width="197"] O anúncio foi feito no dia 13 de janeiro, dia em que Amber Hagerman, então com 9 anos, foi encontrada morta.[/caption]

“Estou muito feliz que agora eles também estão envolvidos nessa causa”, disse Donna.

Desde que foram criados, os Amber Alerts, que podem ser vistos nas ruas em sinais eletrônicos ou mesmo serem recebidos por mensagem de texto, já ajudaram a encontrar mais de 700 crianças desaparecidas desde que foi criado. Donna se lembra disso todos os dias quando vai trabalhar. Uma de suas colegas, Deborah Stafford, com quem ela trabalha em uma loja de consignação, pode encontrar sua filha, sequestrada em 2002. “Uma senhora a reconheceu do alerta e arrancou-lhe dos braços de um homem”, disse Stafford ao Kens5.

 Conheça o significado de alguns alertas

AMBER Alets

Os AMBER Alerts são boletins urgentes em casos sérios de sequestro de crianças e corresponde à abreviação de “The America’s Missing: Broadcast Emergency Response”, conectando agências policiais, a mídia, agências de transporte e as redes de telefone celular. O alerta é válido em todo o país.

Silver Alert

A exemplo do Amber Alert, um deputado de Oklahoma sugeriu a criação de um alerta para idosos e em 2006 foi criado o Silver Alert. Esse alerta também é conectado a agências policiais, a mídia, agências de transporte, associações de bairro e sinais de alerta nas estradas. O programa é direcionado a idosos que sofrem algum tipo de doença degenerativa, como Alzheimer e demência. Além da Flórida, o programa está em 25 estados. Outros estados têm programas similares.