Ameaça do Zika vírus está crescendo, dizem experts de saúde

Por Gazeta News

Lava-Jato1 - Copy

Oficiais de saúde disseram, no dia 13, que o Zika vírus ameaça boa parte do Hemisfério Ocidental, com a Flórida, Porto Rico e Brasil na mira.

Em uma audiência do Senado, convocada pelo senador Marco Rubio, da Flórida, três experts do governo pediram ao Congresso para aprovar um projeto de lei de prevenção ao Zika de $ 1,1 bilhões de dólares. O projeto está parado por causa de embates partidários.

“Tomamos decisões difíceis e redirecionamos recursos de outras atividades importantes de saúde pública para apoiar as nossas necessidades mais críticas”, disse Tom Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a senadores em um subcomitê de Relações Exteriores do Senado focado no Hemisfério Ocidental.

“Esses fundos, no entanto, não são suficientes para uma resposta abrangente ao Zika e acabam desviando recursos de outras atividades criticamente importantes de saúde pública”. O chefe do CDC criticou disputas partidárias no Congresso, que não aprovou os fundos para o Zika. “Esta não é uma forma de combater a epidemia”, disse ele.

Rubio ressaltou que a Flórida, por exemplo, teve 13 novos casos no dia 11, o que eleva a 282 casos no estado - 129 deles no sul da Flórida.

Em Porto Rico – cujos residentes viajam frequentemente para a Flórida e Nova York, que também tem altos índices da infecção – aproximadamente 2.500 pessoas já foram infectadas.

Os republicanos, que detêm maioria no Congresso, bloquearam um pacote para a prevenção ao Zika no valor de $1.9 bilhões de dólares, proposto pelo presidente Barack Obama em fevereiro.

Mulhares grávidas são as mais vulneráveis ao vírus, que pode causar defeitos de nascimento, como microcefalia. Até o momento, dos 599 casos de Zika entre mulheres grávidas nos EUA e em seus territórios, sete crianças nasceram com microcefalia.

Judith Garber, secretária-assistente de Estado para assuntos científicos, disse que 40 países e territórios no Hemisfério Ocidental “estão atualmente sofrendo transmissão ativa do vírus Zika”, disse. “É uma questão de tempo antes que experimentamos transmissão local no território continental dos Estados Unidos e Havaí”.

A grande maioria dos quase 1.200 casos de Zika no território continental dos Estados Unidos e Havaí vieram através do contato entre as pessoas que viajaram para Porto Rico, Brasil ou outros lugares altamente infectados.