América Central: tempestade causa alagamento na costa.

Por Gazeta Admininstrator

De acordo com meteorologistas norte - americanos uma tempestade com origem no sul do Oceano Pacífico causou alagamento em partes da costa da América Central nesta terça-feira(21).

O Central Nacional de Furacões em Miami, informou que devido a tempestade ondas de até quatro metros de altura foram formadas.

Estas ondas estão atingindo milhares de quilômetros da costa, do sudoeste do México ao Panamá.

De acordo com a agência de notícias Associated Press cerca 20 residências e um pequeno hotel foram levados pelas ondas na Guatemala e na Nicarágua.

"O mar levou oito quartos e parte do restaurante, que era feito de madeira", disse Brigido de Paz, gerente de um hotel frequentado por surfistas em Sipacate, a cem quilômetros da capital, Cidade de Guatemala, à agência de notícias AP.

"A cozinha e os quartos, que eram feitos de concreto, estão inundados e danificados", acrescentou.

Inundação

A mídia da Nicarágua confirmou que 1,5 quilômetro da costa de Jiquililo, uma praia popular, foi inundado.

Autoridades do país ordenaram a retirada de 200 pessoas e enviaram soldados e equipes de resgate enquanto as ondas avançavam cem metros terra adentro, levando cerca de 20 casas em Puerto Corinto, disse uma autoridade da defesa civil à agência AP.

As ondas foram levadas por um "ciclone de inverno forte no hemisfério sul", segundo Hugh Cobb, do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

As ondas foram para o norte, espalhando-se à medida que cruzavam a linha do Equador, e atingindo toda a costa sul, entre os balneários de Manzanillo e Acapulco, no México e no Panamá.

Segundo Cobb, o que os moradores da América Central estão enfrentando nesta terça-feira é "provavelmente o pior que vão enfrentar, (as ondas) devem diminuir nas próximas 24 a 48 horas".