American Organization of Teachers of Portuguese apresenta painel no Focus Brasil

Por Gazeta News

No painel da Educacao dezenas de crianças receberam medalhas por participarem de programas de Portuuguês

O painel da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) realizado no sábado, dia 2 de maio - no Seminário do Focus Brasil foi literalmente emocionante. Cerca de 45 professores presentes aplaudiram de pé o palestrante convidado, Alexandre Lopes, e alguns não conseguiram conter suas lágrimas durante sua apresentação. O tema de sua paletra foi -  A jornada de um professor culturalmente sensível.

Alexandre Lopes foi eleito em 2012, dentre 190.000 professores, o Professor do Ano da Flórida, e ficou entre os cinco finalistas no país.

 A Professora Vivian Flanzer da Universidade do Texas  também esteve presente e ministrou a palestra: Ensinando Português e cultura do Brasil através de vídeos autênticos e leituras de crônicas (título de seu artigo que venceu o prêmio AOTP de Promoção do Idioma no Brazilian Press Awards na noite anterior). Vivian compartilhou sua experiência como professora e coordenadora do programa de Português da Universidade do Texas e apresentou vídeos autênticos, criados por ela mesma para serem usados em sala de aula.

A palestrante Prof. Ivian Destra, membro do conselho consultivo da AOTP, pesquisadora e pedagoga, apresentou um tema de muito interesse dos professores presentes: O ensino de Português como  Língua de Herança. Ela dissertou, dentre outros assuntos, sobre a leitura e discussão de textos acompanhados de propostas de exercícios de produção linguística para que os aprendizes apropriem-se de sua língua/cultura.

A Presidente e Fundadora da AOTP, Anete Arslanian, aproveitou para anunciar que nos  dias 1 e 2 de agosto a AOTP estará apresentando junto à Focus Brasil Foundation o III EMEP (Encontro Mundial sobre o Ensino de Português). O encontro será na Columbia University, Nova Iorque, e as inscrições, tanto para apresentar  trabalho  como para asissitir ao evento, estão abertas. Quem visitar o site do EMEP terá acesso a todas as  informações importantes sobre o evento: www.emepsite.com .