Americanos vão às urnas em sete Estados hoje

Por Gazeta Admininstrator

Os direitos dos homossexuais, o direito ao aborto das menores e o futuro político do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, são alguns dos pontos que serão decididos nas eleições extraordinárias desta terça-feira em sete Estados dos Estados Unidos.

São pelo menos 41 medidas de iniciativa popular ou parlamentaria. Mas é a Califórnia o Estado que mais atenção está chamando nessas eleições.

O ator de "O Exterminador do Futuro" enfrenta um dos maiores desafios de sua carreira política, pois nessas eleições os californianos decidirão se dão sua aprovação a quatro medidas que ele propôs para reformar o Estado.

"Há muito em jogo para ele nessas eleições", afirma o especialista Bruce Cain, da Universidade de Berkeley.

Até mesmo seus ex-colegas lhe dão as costas. A poucos dias da votação, atores como Warren Beatty e o cineasta Rob Reiner iniciaram uma violenta campanha contra o governador.

Propostas

De um total de oito propostas que serão submetidas à votação, o governador tenta conseguir a aprovação das chamadas propostas 74, 75, 76 e 77. A primeira pretende aumentar de dois para cinco anos o prazo para que um professor alcance status permanente numa escola. A 75 pretende que os funcionários públicos tenham de dar sua aprovação para que seu sindicato possa utilizar dinheiro de seu salário para fins políticos. A 76 busca reformar o sistema fiscal e, se aprovada, imporá um limite aos gastos do Congresso. Além disso, permitirá ao governador pagar e equilibrar o Orçamento sem aumentar os impostos. A proposta 77 tenta modificar as demarcações políticas dos distritos.

Os especialistas acham que a aprovação das medidas darão um impulso à campanha de reeleição do ex-astro de cinema nas eleições de 2006, num momento em que ele se encontra com seu nível mais baixo de popularidade.

"O governador perdeu o encanto inicial de seu primeiro ano e isso fará sua reeleição no próximo ano mais difícil, mas não necessariamente impossível", opinou Cain. "Mas, se ganhar, Schwarzenegger se converterá no herói nacional do Partido Republicano", acrescentou.

Reeleição

O governador anunciou recentemente que buscará sua reeleição em 2006, três anos depois de ter sido eleito com ampla vantagem também em uma votação extraordinária.

Pesquisas do Instituto Field e do jornal "Los Angeles Times" apontam que uma maioria de californianos votará contra as propostas de Schwarzenegger.

Também será votada uma iniciativa para obrigar os médicos a informar aos pais das adolescentes que quiserem se submeter a um aborto.

Os conservadores do Texas (sul) e Kansas (centro) decidirão se aprovam a proibição do casamento de homossexuais. Até agora, apenas Massachussets permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA.

Além destas iniciativas, Texas, Maine e o Estado de Washington deverão decidir sobre os erros médicos, um tema delicado na sociedade americana.

Nesta terça-feira, o Estado de Nova York (leste) também votará uma medida de caráter fiscal e Oklahoma (centro), Washington, Maine, Nova York, Nova Jersey (leste) e Texas votarão medidas relativa ao transporte e impostos para os combustíveis, cujo preço triplicou desde 2001.

Mas os especialistas acham que os americanos irão às urnas para votar sobre os temas mais controvertidos e que atentam contra suas crenças.

"Alguns dos temas são iniciativas que provocam muita polêmica, já que questionam as crenças das pessoas", disse Jennie Drage Bowser, analista da Conferência Nacional de Legislaturas Estatais.