Amigos arrecadam dinheiro para trasladar corpo de brasileiro dos EUA para Goiás

Por Gazeta News

goiano morto nos eua
[caption id="attachment_140126" align="alignleft" width="300"] Rubens vivia nos EUA desde 2007. Foto: arquivo pessoal.[/caption]

Rubens Ferreira Gonçalves, de 29 anos, nasceu no Distrito Federal, mas morava em Anápolis desde criança. Em setembro de 2007, o carpinteiro se mudou para os EUA. Na bagagem, o sonho de dar uma vida melhor aos familiares no Brasil. Entretanto, no último dia 9, a trajetória do carpinteiro foi interrompida, após sofrer um aneurisma e morrer num hospital americano.

O brasileiro morava com um amigo em Stamford, mas, de acordo com a família, Rubens teve todos os documentos roubados, inclusive, a carteira de motorista que tinha tirado nos EUA, há três anos, e isso mudou sua estadia nos Estados Unidos. Na época, ele se envolveu em um acidente de carro, que só teve danos materiais. Porém, como estava sem documentos, fugiu do local.

Como Rubens estava indocumentado, ele decidiu não esperar a polícia chegar. Contudo, pela placa do carro, os policiais acharam onde ele morava, levaram intimação para comparecer à Corte, mas ele também não foi, pois tinha medo de ser preso. Em setembro do ano passado, o brasileiro foi preso no metrô ao ser identificado pelo sistema de monitoramento.

Na cadeia de Stamford, Rubens apresentou um problema mental e foi transferido para uma penitenciária com tratamento psicológico. Uma semana depois, na última quinta-feira, 9, ele passou mal foi levado a um hospital, mas não resistiu e morreu.

Com isso, teve início outra batalha para a família: levantar 6 mil dólares através de doações para trasladar o corpo de Rubens para o Brasil. Amigos que vivem nos Estados Unidos se mobilizaram e conseguiram, esta semana, arrecadar o dinheiro será usado para custear também as despesas com o funeral em Anápolis, a 55 km de Goiânia.

Valdivino Gonçalves da Silva, pai do carpinteiro, disse existir muita burocracia para conseguir trasladar o corpo do filho. Entretanto, com ajuda dos amigos do rapaz no exterior, foi possível arrecadar o valor necessário. A expectativa é que, a partir desta terça-feira, 21, a funerária dos EUA já busque o corpo para começar a preparação.

O Governo do Estado de Goiás vai cobrir o valor equivalente à cremação e a família vai arcar com a diferença. Ou seja, o governo o deve pagar 2,4 mil dólares e outros 3,5 mil devem ser quitados com o valor das doações. O valor que sobrar deverá ser usado nas despesas do funeral de Rubens em Anápolis.