Amigos arrecadam quase $10 mil dólares em um dia para mineiro que luta contra câncer

Por Marisa Arruda Barbosa

eric barbino

O brasileiro Erivelton Monteiro de Oliveira, que foi diagnosticado com câncer em agosto do ano passado, continua lutando contra a doença em um hospital em Conselheiro Pena (MG), para onde foi para ficar ao lado da família nesse momento difícil. Eric Barbino, como é conhecido por amigos, viveu por 16 anos na Flórida, onde trabalhou como cabeleireiro e barbeiro.

“Quando ele foi diagnosticado, disse que caso a doença fosse grave, preferia estar ao lado de sua família, que não havia visitado desde que se mudou para a Flórida. Eric não tinha papéis e não podia sair”, contou sua amiga Thaiza Oliveira, que desde outubro faz campanha para arrecadar fundos para ajudar no tratamento.

Na última semana, Eric foi internado novamente. “Ele está muito fraco por causa das cinco sessões de quimioterapia que já passou. O câncer não regrediu e ele está lidando com os efeitos colaterais, sem comer nada, somente à base de soro”, relatou Thaiza, que se uniu a outros amigos de Eric para arrecadar mais dinheiro para que ele seja transferido para um quarto privado. “Ele estava dividindo o quarto com mais seis doentes, sem conforto nenhum e ao lado de uma janela que bate muito sol. Por isso, resolvemos iniciar uma nova campanha para dar mais conforto para ele ter mais forças para lutar”.

Thaiza contou com a ajuda da promotora de eventos, Karol Eller, que através da divulgação no Facebook, conseguiu arrecadar $9.020 dólares somente no dia 26. No dia 27, ele já pôde ser transferido de quarto. “Graças às doações da comunidade brasileira, Eric foi transferido de quarto. Eric, você não está sozinho”, escreveu Karol em sua página na rede social.

“Pedi para a irmã, que está fazendo tudo por ele, falar no ouvido dele que ele conseguiu as doações”, disse Thaiza.

Diagnóstico Após anos lutando contra uma dor de estômago crônica, que era sempre diagnosticada como gastrite, Eric, que vivia em Deerfield Beach, teve uma crise forte e foi internado no dia 7 de agosto. Ao fazer uma endoscopia, recebeu o diagnóstico de linfoma avançado. O tumor já media 9 centímetros.

Abalado psicologicamente e querendo ficar mais perto da família, Eric se recusou a buscar tratamento nos Estados Unidos e resolveu voltar para Belo Horizonte, no dia 16 de agosto, onde iniciou por tratamento.

“Ele foi embora muito rápido. Quando amigos se deram conta, ele já tinha voltado para o Brasil. É por isso que muitos estão se comovendo com a história e querendo ajudar de alguma forma”, explicou Thaiza. “Como ele está sofrendo muito com os efeitos da quimioterapia, o médico suspendeu as sessões e os remédios por enquanto”.

Eric está em um hospital público e sua irmã é quem está o tempo todo ao seu lado. “Estamos tentando conseguir uma passagem barata para que a ex-namorada de Eric, Fayrusa Neves, vá ajudar a cuidar dele”.

A conta criada no GoFundMe.com para Eric Barbino, pode ser acessada no link: www.gofundme.com/kv94q4.