Amor à arte e disciplina através do ballet

Por Gazeta News

IMAG0176-1 (2)

Com uma diretora brasileira no comando, a academia de ballet Expressions of Joy está aberta há oito anos em Deerfield Beach, e pelo menos a metade de seus alunos são também brasileiros. O que tem atraído mais alunos conterrâneos é, além da paixão pelas artes e danças, a abertura da escola para eventos comunitários e shows de dança.

“É uma alegria para mim, por ser brasileira, ter talentosos bailarinos brasileiros em nossa escola”, disse a diretora catarinense, Josiane Geyer.

O próximo evento da escola será no dia 15 de junho e é o maior do ano, a apresentação de histórias baseadas no livro bíblico “Hind’s Feet on High Places” e partes do “Coppelia Ballet”, um cômico e romântico ballet baseado na história de E.T.A. Hoffman. Essa apresentação, que será no West Boca Performing Arts Theater, contará com todos os níveis e idades até de profissionais, com ballet clássico e contemporâneo.

Essa apresentação marca o final do ano, mas para muitos brasileiros que buscam uma atividade, principalmente para os filhos, durante o verão, pode servir de incentivo ao começo de uma nova atividade.

Programa de Verão No dia 1º de julho começa o programa de verão do Expressions of Joy e as matrículas já estão abertas, já que o espaço é limitado.

Os preços variam de acordo com o nível da classe e quantas modalidades ou dias os estudantes escolhem. A mensalidade para uma ou duas aulas semanais é de $80 dólares, ou aulas ilimitadas custam $200 dólares.

“A Expressions of Joy é uma companhia sem fins lucrativos e também cristã, por isso temos preços incomparáveis, com foco em aprendizado e amadurecimento artístico de todos os nossos alunos”, explica Josi. “No verão, principalmente, prestamos atenção nos alunos novos, mas também naqueles que estão avançando mais”.

Benefícios do ballet na educação

Não importando o nível em que o aluno seja aprovado, o ballet ajuda no desenvolvimento de maior autoconfiança dos jovens e, no caso do curso intensivo de verão, alunos chegam ao início das aulas, em agosto, cheios de disposição, disse Josi.

“O ballet, em si, age no lado mental, artístico e físico, sendo assim muito expressivo nesses três pontos importantes. É bom para a saúde, para a confiança geral de qualquer criança e adolescente, ou mesmo adultos”, explica a professora. “O trabalho e dedicação física para ser um bailarino é muito extremo e comparado com carreiras militares, porque o foco e a dedicação para obter o resultado no corpo, e a disciplina de aperfeiçoar as linhas certas e bonitas no meio de uma combinação que exige equilíbrio extremo não é fácil”.

Por isso que Josi, que dança ballet desde os 12 anos de idade, quando começou a fazer aulas com o professor e diretor Wald Oliveira, de Santa Catarina, se identifica com seus alunos. “Com todo esse treino temos que unir a nossa paixão. É muito gratificante e todos os dançarinos e bailarinos são realmente muito apaixonados pelo que fazem”, disse ela, que também recebeu certificado da PAAB e John White, para ensinar o ballet russo, aqui nos Estados Unidos. “Estatísticas da Suíça mostram que 99% dos adolescentes na dança não têm problema de amor próprio ou depressão. O exercício para o corpo, a música, a disciplina e o artístico se encontram todos no ballet”.

Expressions of Joy – 701 NE 2nd St. Deerfield Beach, FL 33441 Tel: (954) 428-4480

Performance de 2013: Coppelia Ballet & Hind’s Feet on High Places. Quando: Sábado, 15 de junho, às 6:30pm. Onde: West Boca Theater (12811 Glades Rd., Boca Raton, FL 33498 Para mais informações, acesse o site: www.expressionsofjoy.org.