Ana Maria Machado visita escola Ada Merritt

Por Gazeta Admininstrator

A escritora brasileira Ana Maria Machado visitou, dia 13, a escola primária Ada MerRitt, em Miami, a pioneira na educação bilíngüe português-inglês onde 60% do currículo regular é ministrado em inglês e 40% em português, implementado na Ada Merritt Elementary School. Ela está em Miami para receber o “Lifetime Achievement Award” do Brazilian International Press Award pela contribuição do conjunto de sua obra para a promoção da cultura brasileira no exterior.

Na vida da escritora Ana Maria Machado, os números são sempre generosos. Ao longo de seus 33 anos de carreira, tem mais de 100 títulos publicados no Brasil, e em mais de 17 países, somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos. Só em inglês tem 22 títulos publicados. O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra.

O programa bilíngüe da Ada Merritt, que conta com o apoio do Consulado-Geral do Brasil e do Centro Cultural Brasil-EUA, encontrou grande receptividade desde que foi criado em 2003, com 64 crianças. Para o ano letivo 2006-07 há 250 crianças matriculadas em duas turmas em cada série de K à terceira, uma na quarta e uma na quinta. As autoridades municipais pensam estender o programa a outra escola do condado.

Os alunos da Ada Merritt leram ou estão lendo os seguintes livros de Ana Maria Machado: Tatu Bobo, No Barraco do Carrapato, A Velhinha Maluquete, Dedo Mindinho, O Elefantinho Malcriado, Esta é Minha Casa.

O livro “A Velhinha Maluquete” é o mais popular, tendo sido feita, no ano passado, uma encenação da estória. Ao mesmo tempo, duas classes de espanhol estão lendo o livro Niña Bonita.

A escritora encontrou todas as crianças (dos 2 programas): assistiu a várias apresentações de diversas obras suas pelas diferentes classes (encenação de uma parte de uma peça, leitura de um trecho de livro, jogral), leu uma passagem de livro dela que as crianças tinham lido em classe e contou de onde tirou a história, como criou a trama e outros aspectos interessantes do processo de criação.

Acompanharam a escritora na visita à Ada Merritt Elementary School, dia 13 de abril, o Ministro Luiz Felipe de Mendonça, Cônsul-Geral Adjunto do Brasil, a Senhora Adriana Sabino, e a Senhora Maria Inês Dal Borgo, respectivamente Presidente e Vice-Presidente do Centro Cultural Brasil-EUA.