Analfabetismo dos pais seria a principal causa da mortalidade infantil

Por Gazeta News

mortalidade

O baixo nível de escolaridade dos pais é a principal causa da mortalidade infantil, segundo aponta a pesquisa realizada pelo “Estadão Dados”. O estudo, feito com dados coletados nos 5.565 municípios brasileiros, mostra que nem a pobreza ou a falta de esgoto tratado possuem o mesmo impacto nas mortes de crianças do que o baixo nível de estudo dos adultos.

A pesquisa analisou 232 variáveis e o reflexo de cada uma no percentual de mortalidade para as crianças de até cinco anos. Se o índice de analfabetismo para os adultos cair um por cento, a taxa de mortalidade de crianças até cinco anos cai 4,7 pontos. Deste modo, se um por cento dos adultos de um município é alfabetizado, mais 47 crianças iriam sobreviver à primeira infância, a cada 10 mil nascimentos.

“Às vezes, a casa não tem água ou saneamento básico, mas se a mãe tem um pouco de educação, consegue que o filho tenha acesso aos programas sociais do governo”, informa o pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Celso Simões.

As informações são da revista “Veja”.