Entenda a anatomia do Arte Basel

Por Carmem Gusmao

[caption id="attachment_95738" align="alignleft" width="300"] Foto: artbasel.com[/caption]

O Art Basel, maior feira de arte do mundo, está chegando e fiz um esboço da anatomia dessa grande mostra de arte para que vocês possam planejar e aproveitar o que tem de melhor. O Art Basel Miami é irmã da original ArtBasel, que foi fundada em 1970, em Basel, na Suíça.

Miami já se prepara para esse grande burburinho na primeira semana de dezembro. Vernissages, festas e, para ser sincera, é impossível atender tudo em uma semana. Por isso, aconselho você a fazer um plano, no qual, definitivamente, deve constar o Art Basel no Convention Center, duas feiras satélites e Wynwood. Mais que isso é impossível!

Os ingressos podem ser comprados online no site  www.artbasel.com, assim você evita perder tempo em grandes filas. Existe também um sistema de transporte público, desenhado exclusivamente para essa época, já que é insano procurar estacionamento nas proximidades dos eventos. Quando entrar no site para comprar seu ingresso, faça um download do mapa para saber onde há  transporte gratuito de uma mostra para outra.

Ingresso na mão, vamos entender o interior do Convention Center. O Art Basel se divide em vários setores: GALLERIES. Essa é a parte maior, com mais de 200 galerias, inclusive cerca de 30 brasileiras, e outras da América do Norte, América latina, Europa, África e Ásia. Aqui, você vai se deparar com trabalhos extraordinários de mais de 4 mil artistas, renomados, desejados, criticados e, absolutamente, surpreendentes. NOVA. Nesse setor, galerias renomadas apresentam um, dois ou três artistas. Esses artistas apresentam trabalhos produzidos nos útimos três anos e que nunca foram exibidos publicamente.

POSITIONS. Esse espaço foi criado para que renomados curadores possam apresentar artistas da nova geração, geralmente envolvidos em grandes projetos. EDITIONS. Aqui, você vai se deparar com os trabalhos dos melhores editores de arte, livros, matérias-primas construídas por artistas ou sobre artistas, edições raras e limitadas. KABINETT. Nesse espaço, obras de alguns artistas designados pelas galerias participantes, fazem shows temáticos, históricos e ou educativos. PUBLIC. Adoro essa parte. Aqui, são apresentadas esculturas imensas ao ar livre, performances interessantíssimas. Esse evento ocorre fora do Convention Center, fica no Collins Park (2100Collins Ave), perto da praia e tem a colaboração do Bass Museum of Art. FILM. Nesse setor, acontece um programa dinâmico de filmes de arte, de artistas ou sobre artistas. SURVEY. Superinteressante a maneira de apresentar mostras coletivas ou individuais com temas específicos e de determinadas fases da história da arte. MAGAZINES. Como o próprio nome diz, aqui você encontra publicações do mundo inteiro de revistas especializadas em arte. Pronto, essa é a anatomia do Arte Basel. As feiras paralelas merecem um capítulo à parte, na próxima semana. Estarei mostrando minha arte na Spectrum, cuja abertura será dia 2 de dezembro, em Midtown. Salve essas informações e aproveite bastante! Tenha uma semana linda! Beijos e much love!