Andrew Guillum é o primeiro candidato negro ao posto de governador da Flórida

Por Marisa Arruda Barbosa

Andrew Guillum De Santis
Andrew Guillum venceu a nomeação democrata para o posto de governador da Flórida nas primárias do dia 28. Guillum, de 39 anos, que é prefeito de Tallahassee, é o primeiro negro a concorrer ao cargo de governador no estado. Ele enfrentará Ron DeSantis, que ganhou a nomeação do partido Republicano e o favorito do presidente Donald Trump. Até o momento, Guillum era um dos candidatos à nomeação do partido democrata menos conhecidos. Ele tinha muito menos dinheiro que os outros candidatos nas primárias, o que significa menos propaganda. Ele ganhou com 34,3% dos votos(quase 518 mil votos), o que quer dizer também que mais de 65% dos eleitores de seu próprio partido votaram em outros candidatos. Em segundo lugar na nomeação ficou a candidata Gwen Graham, com 31% dos votos, seguida por Phillip Levine, com 20%. Agora o candidato tem o apoio de seus oponentes. Guillum cresceu em Richmond Heights, no condado de Miami-Dade, e seus pais eram de classe média. Durante a campanha, ele repetiu que era o único candidato que não é milionário e tem uma hipoteca para pagar e filhos para criar. Defensor de ideias progressistas, Gillum desafiou a Associação Nacional do Rifle, recebeu refugiados sírios em sua cidade e apoiou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Além disso, ele defende a abolição do Immigration and Customs Enforcement. Isso atraiu o apoio dos principais progressistas nacionais, como por exemplo o Senador Bernie Sanders, de Vermont. Membros do Florida Immigrant Coalition também comemoraram a vitória de Guillum, conhecido por batalhar a favor dos imigrantes do estado.

Outros resultados

Senado - Na briga pelo Senado federal, o republicano Rick Scott conseguiu a nomeação do partido para enfrentar em novembro o atual Senador democrata Bill Nelson. Boca Raton - Em Boca Raton, Scott Singer foi eleito prefeito com 63% dos votos, derrotando Al Zucaro e Bernard Korn. Ele ocupou o lugar da então prefeita Susana Haynie depois que ela foi suspensa pelo governador Rick Scott, depois de ser presa com acusações criminais.

Mãe de vítima do massacre de Parkland ganha vaga no conselho escolar

A mãe de uma vítima do massacre do Stoneman Douglas High School venceu com facilidade um assento na diretoria da escola na terça-feira. Lori Alhadeff derrotou dois candidatos para um lugar aberto no conselho escolar no Condado de Broward representando a área de Parkland, que inclui a Marjory Stoneman Douglas High School. Sua filha foi uma das 17 vítimas mortas no dia 14 de fevereiro na escola. “Eu sei que Alyssa ficaria muito orgulhosa, e quero ter certeza de que o que aconteceu com minha filha não aconteça com outra família”, disse Alhadeff, de acordo com o Sun-Sentinel.