Ano Novo, vida nova!

Por Gazeta Admininstrator

Marlene Fernandes foi a grande vencedora da promoção “Transformação” do Gazeta. E foi sua história de vida que mais comoveu organizadores e patrocinadores. Embora sempre tenha trabalhado fora, ela dedicou a vida aos filhos e à família.

A sobrecarga de responsabilidades e as preocupações nem sempre permitiam a ela curtir algumas vaidades que fazem parte da natureza feminina, mas ela nunca desistiu do sonho de transformar-se em uma nova mulher.

Neste final de ano seu sonho virou realidade. “Pego o Gazeta toda semana. Quando vi a promoção, pensei: - Quem sabe vou ganhar corte de cabelo, roupa, tudo, e fiquei toda feliz com a idéia. Sempre me inscrevi em concursos para mudar o visal, mas nunca fui vencedora. Estava na esperança de ganhar, com pensamento positivo. Eu vou a cabeleireiro, me cuido, mas quando vi os patrocinadores, sabia que se ganhasse eu teria uma transformação de verdade”, lembra Marlene.
E foi o que aconteceu. Marlene foi uma das cinco finalistas do concurso. A consultora de moda Nádia Schwartz, colunista do Gazeta, foi a responsável pela seleção das finalistas e da vencedora, organizou e acompanhou de perto todo o processo de transformação. “Não quis me deixar influenciar pelas fotos. Numerei todas no verso e li as justificativas antes de olhar as fotos. Dessa avaliação, selecionei cinco, e só então fui olhar as fotos. Todas precisavam de uma ‘guaribada’, mas quem não precisa, não é?”, diz Nádia.
A partir daí, explica Nádia, o critério que, de fato, definiu foi o quanto a pessoa realmente queria a transformação, se era algo que faria diferença de verdade na vida da candidata. Entrevistei por telefone cada uma das finalistas, e ficou claríssimo que ela era a merecedora. Marlene sonhou e acreditou no sonho”, comenta Nádia.
Ex-bancária no Brasil, Marlene é o tipo de pessoa que cativa pela docilidade e pela simpatia. Separada do marido, chegou há seis anos nos EUA, batalhou, trabalhou como faxineira, conseguiu o green card , e hoje é funcionária de uma escola. Mãe coruja de um casal, ela não perde também a oportunidade de falar do neto de 10 meses. “Escreve também que eu sou avó do Caio”, brinca.
O primeiro dia do processo de transformação de Marlene foi sábado. Marlene estava disposta a aceitar todas as orientações de Nádia, o que foi essencial para um excelente resultado. “Ela nunca havia pintado a unha de cor escura, sempre de rosinha, e eu disse: - Hoje você vai pintar de vermelho Bia Falcão ( numa referência à personagem de Fernanda Montenegro na última novela da Globo). Você tem que mostrar que é uma mulher poderosa. E ela aceitou”, conta Nádia.
O processo começou com a limpeza de pele, máscara de hidratação e maquiagem no Antoni’s Beauty Spa Salon, em Isles Beach. Marlene foi atendida pessoalmente pela proprietária do Spa, Ivete Tomasoni. “Primeiro fizemos uma análise do tipo de pele de Marlene a fim de verificar os produtos a serem utilizados e o tipo de limpeza a ser feito. A maquiagem, que foi feita em uma segunda visita ao salão, também foi escolhida conforme o tipo de pele, cabelo, formato de rosto e estilo dela. Tudo isso é levado em consideração para que se tenha um bom resultado. Há 44 anos no ramo de estética, Ivete vibrou com a alegria de Marlene. “A coisa que dá mais prazer é fazer uma transformação como essas. Vemos no rosto da cliente a alegria, e isso dá orgulho. Achei muito boa a inciativa do Gazeta. É muito bom porque a pessoa que ganhou teve a oportunidade de ter coisas que, em condições normais, não teria acesso. Foi muito bacana por parte do jornal e de todos os profissionais que participaram da promoção proporcionar isso para ela”, diz Ivete.
O passo seguinte foi o figurino. “Quando se faz uma sessão de personal stylist, é preciso identificar o estilo da pessoa, ver como pode aprimorar o estilo próprio de cada um. Com Marlene, o que fiz foi dar um novo estilo a ela porque ela queria mudar de dona-de-casa para mulher madura, com um estilo sexy. Foi esse o meu objetivo”, explica Nádia.
Com isso em mente, Nádia e Marlene seguiram para a Samba Fashion, que patrocinou roupa, sapatos e acessórios. “A ganhadora é super simpática, tem o corpo de manequim, e tudo que veste fica bem. A Nádia tem bom gosto e Marlene também. Por isso foi prático e fácil. A Marlene ficou muito bem vestida, e além disso foi muito divertido. Todos nós da loja participamos, queríamos ela bem bonita, e vibramos com o resultado”, conta Cristina Martins, proprietária da Samba Fashion.
Ela acredita que iniciativas como essa deveriam se repetir na comunidade brasileira. “Acho uma boa idéia porque é uma oportunidade para pessoas que não têm condições de ter toda essa produção, que sabemos que sai um pouco cara. O Gazeta tomou a iniciativa e os comerciantes apoiaram, isso é muito importante. Acho que todo mundo que tem empresas grandes, principalmente na indústria de comunicação, deveria promover coisas assim para a população. A comunidade brasileira tem que se unir, temos que nos fortalecer. Não custa muito para o comerciante, e para quem recebe faz grande diferença”, diz Cristina.

A maratona da beleza de Marlene prosseguiu. Desta vez no consultório do médico Dr. Nery Franzon, em Fort Lauderdale, para sessões de aplicação de Botox. “Ela recebeu aplicações na testa, na parte superior do nariz e nos lados dos olhos. A aplicação é rápida, de cinco a dez minutos. Os resultados finais aparecem, em geral, entre cinco e sete dias, e os efeitos duram entre quatro e seis meses. É um tratamento que não querer nenhum cuidado posterior”, explica o Dr. Nery Franzon.
O médico explica que as aplicações da toxina botulínica, produzida pela Allergan, popularmente conhecida como Botox , não têm nenhum tipo de restrição, e que podem ser feitas em qualquer pessoa adulta. “O único cuidado é por parte do profissional. Fazemos tudo com muita técnica e muito cuidado para obter os melhores resultados”, afirma o médico que parabenizou o jornal pela iniciativa, e os demais patrocinadores. “Essa é uma coisa que marca a pessoa pelo resto da vida. Seria interessante fazer isso todo mês. É bom para o jornal, para os profissionais e principalmente para ela, que se tivesse que pagar por tudo que a promoção oferece, sairia muito caro”, conclui o médico.
E ele, de fato, tem razão. O custo médio de toda produção de Marlene foi de $3 mil.
Rejuvenescida, Marlene seguiu, sempre acompanhada de Nádia, para o Bella Fiore Salon & Spa, em Deerfield Beach. Foi a hora de fazer Manicure, pedicure, sobrancelha e depilação. Lá também, Marlene conquistou a simpatia de todos. “Ela estava super emocionada de ter tido essa chance, se sentindo especial, e teve um dia de princesa. Para mim foi uma satisfação muito grande. A gente se sente bem de estar fazendo algo de bom para alguém”, diz Ledimar Oliveira, proprietária do Bella Fiore.
Para Ledimar, o concurso não poderia ter tido resultado melhor. “A vencedora mereceu porque tem gente que não dá valor a esse tipo de coisa. E todos percebemos que ela ficou muito feliz. Acho que deveria haver mais concursos por ano, para dar oportunidade a mais pessoas”, diz Ledimar.
O odontólogo Santiago Roldan, que tem consultório em Pompano Beach, foi o responsável pelo clareamento dentário de Marlene. “Fizemos um exame de rotina, limpeza e, em seguida, aplicamos nosso método de clareamento que é o que há de mais avançado no momento, o soon bleaching. É tudo feito entre uma hora e uma hora e meia, em três diferentes etapas. É feito com técnica a laser, e os resultados podem durar até dois ou três anos, dependendo dos hábitos alimentares e de higiene do paciente”, explica o Dr. Roldan.
Segundo ele, para as pessoas que não têm muito tempo disponível, este é um tratamento que pode, perfeitamente ser feito na hora do almoço, por exemplo. “Não é um tratamento que requer manipulação o tempo todo. É feito o isolamento dos dentes e coloca-se a luz, que fica atuando para o claremento”, detalha Roldan, que ficou entusiasmado com a promoção. “Tudo isso dá ânimo para o profissional que colabora e para o paciente. É um oásis no mundo dos negócios, como um parênteses gostoso. É uma satisfação que não tem nada a ver com a parte econômica, é uma satisfação pessoal para todo mundo”, diz o Dr. Roldan.
O toque de mestre foi dado por Steve, proprietário do salão Battalia Hair Salon, da rede norte-americana Battalia, localizado em Pembroke Pines. “O Steve encontrou perfeitamente o estilo de cor e corte que eu queria para ela, uma cor da moda, que combina com o tom de pele dela. Marlene tem as maçãs do rosto mais destacadas, o que aliás é um dos requisitos para seleção de modelos. Usei isso para avaliar o corte de cabelo dela, e valorizar o rosto”, explica Nádia.
Depois de corte, coloração e escova, Marlene estava pronta para sua grande noite. Acompanhada dos filhos, da nora e do neto, a vencedora da promoção Transformação do Gazeta comemorou seu novo visual no restaurante Gaúcho, com direito a sessão de fotos com fotógrafo dos famosos da Flórida, Bill Paparazzi. “A minha auto-estima melhorou 100%. É importantíssimo a gente se gostar. Estou muito, muito feliz”, resumiu Marlene.
Acostumada a transformar mulheres de todas as idades e estilos, a personal stylish Nádia Schwartz assegura: “Toda mulher pode ser transformada”. No caso de Marlene, a produção levou, ao todo, 11 horas. Mas é claro que nem sempre é possível fazer tudo ao mesmo tempo.
Para quem quer mudar de visual, Nádia explica que três ítens são essenciais para começar. “O mínimo que tem que ser feito deve envolver cabelo, maquiagem e roupa. Esses três já causam um grande impacto e, em geral, não são as mais caras”, avalia.
Ela explica ainda que o ideal é buscar dentro do estilo de cada um, um aperfeiçoamento, que seja de fácil manutenção, e adotar o máximo possível de procedimentos permanentes, como depilação a laser, e maquiagem definitiva. Na hora da escolha da roupa, Nádia assegura que, nem sempre é necessário gastar uma fortuna. “Faço a consulta de acordo com o orçamento da pessoa. Se ela tiver $200 para gastar, faço dois outfits dentro desse orçamento. Posso criar um visual de capa de revista por $150, completo, com sapato, bolsa, tudo. Faço personal shopping desde T. J. Max até Sack’s”, conclui.

Os profissionais:

Confira abaixo os telefones dos profissionais que patrocinaram a Transformação do Gazeta:

• Chic Personal Style (Nádia Schwartz) (954) 937 3379

• Antoni’s Beauty Spa Salon
(305) 935 1919

• Samba Fashion
(561) 487 2233

• Clínica de Estética Dr. Nery Franzon (954) 776 1412

• Nova Dental (Dr. Santiago Roldan) (954) 788 2388

• Bella Fiore Salon & Spa
(954) 427 3438

• Battalia Hair Salon
(954) 436 3838