Anti-imigrantes começam sua caravana pelos EUA.

Por Gazeta Admininstrator

O projeto Minuteman composto por cerca de 100 ativistas começou hoje sua caravana, que passará entre outras cidades por Los Angeles, na Califórnia com destino à capital americana, Washington. Durante o percurso os ativistas também pretendem fazer manifestações em Phoenix, no Arizona, e Crawford, no Texas, onde o presidente George W. Bush tem um rancho.

"Nossa força não é colocar um milhão de pessoas nas rua, mas levar 10 milhões a votar," analisa o diretor-executivo do Minuteman Project, Stephen Eichler.

A caravana, que deixa Los Angeles nesta quarta-feira, pretende chamar atenção sobre o desemprego entre os chamados "afro-americanos", como são chamados os negros no país. Segundo os ativistas, o problema é maior devido a imigração ilegal, que faz com que estrangeiros consigam trabalhos "que americanos gostariam de estar fazendo".

A caravana acontece em meio a um novo esforço de acabar com o impasse e votar a reforma de imigração no Senado norte-americano.

Nesta última terça-feira(2), o líder da maioria no Senado norte-americano, Bill Frist, afirmou que tentaria levar novamente à frente a discussão sobre a reforma da imigração.

Na segunda-feira(1), grandes manifestações foram feitas em diversas cidades por imigrantes que exigiam reconhecimento pela sua contribuição.

Segundo Frist, as tentativas de um acordo por parte dos norte-americanos contrários à imigração serão concentradas "principalmente em segurança de fronteiras". Mesmo assim, o senador admitiu que será necessário resolver a questão dos 11,5 milhões de imigrantes ilegais no país.

Projeto Minuteman

Os integrantes do Minuteman são voluntários que se opõem fortemente à imigração ilegal. Normalmente, organizam patrulhas na fronteira sul do país, próxima as fronteiras entre o México e os Estados Unidos.

O comboio vai terminar com uma carreata rumo a Washington no dia 12 de maio.

Dados sobre os imigrantes ilegais nos EUA:

Existem cerca de 11,5 milhões de imigrantes ilegais nos EUA.

4 em cada 10 chegaram em solo norte-americanos há menos de 5 anos.

75% são originários da América Latina.

A maior parte entra pela fronteira com o México.

O estados da Califórnia, Texas e Flórida são os que possuem mais mais imigrantes ilegais.

A maioria trabalha em agricultura, transporte e construção civil.