Antídoto para crise financeira? Educação online

Por Gazeta Admininstrator

Um dos meus prazeres é assistir ao programa Real Housewives of Atlanta. Em um dos episódios, uma das housewives se separa de um possível affair por questionar a validez de seu doutorado feito online.

"Online School?", o coro ecoou em um jantar onde todos os presentes faziam chacota da origem de sua educação. Talvez um elefante branco de passista da Mangueira tivesse causado menos rebuliço.

Aquilo ficou na minha cabeça, matu-tando. Por que da surpresa? A revolução da net, que tal qual a descoberta das Américas, também foi uma novidade que veio navegada. Na internet se consegue casa, emprego, carro e marido. Aliás, 1 em cada 5 americanos já teve um relacionamento que se iniciou na internet.

Por que não estudar pela internet? Mais do que isso, por que não prezar a validez de tal empreitada? Estudar na solidão de sua casa ensina um número de atributos cruciais para o sucesso na nova selva profissional que se tornou o mercado de trabalho. O leão que sempre caçou a carne chamada carreira corporativa, que prometia segurança, estabilidade e sucesso, teve que aprender a sobreviver de alface e outras variações da dieta vegetariana ? em nossa metáfora, o equivalente a projetos de curto prazo, consultorias, que só enchem a barriga por um período curto de tempo.

Pobre leão? será que o seu futuro seria esquálido e ausente de carne? Não. A verdade é que essa pode ser uma fase muito farta para o leão. Ele só precisa aprender as novas maneiras de caçar.

Vejamos quais são as qualidades as quais eu me refiro:

? Disciplina ? Com certeza o simples ato de prosseguir com um curso até o final já é um grande sinal de disciplina e determinação. Tenho certeza que você, caro leitor, concordará que não existe nada mais atraente do que o seu sofá ao final de um dia de trabalho exaustivo. Imagine, então, quanta disciplina é necessária para que o estudante à distância complete os seus exercícios e provas sem atraso sem ter nenhum professor tirano ou gatinha (ou gatinho) que estarão julgando a sua performance. Existe lugar mais seguro e mais apropriado para relaxar do que a nossa casa? Chego a ouvir o uníssono dizendo que não. É preciso disciplina para ler materiais relacionados aos cursos, preparar redações que as onze da noite parecem infinitas e chegar a linha de chegada. Essa disciplina é um elemento crucial para sobreviver na selva a qual descrevi antes. Com uma realidade de trabalho onde funcionários cada vez mais precisam se auto-policiar e determinar o que precisa ser feito.

? Busca eficaz de informações ? Google e seus similares apresentaram a nossa geração novas maneiras de fazer os trabalhos de escola! Parece que foi ontem quando eu ia até a biblioteca perguntar à bibliotecária quais livros eu poderia pegar a respeito do assunto que eu deveria pesquisar. A dinâmica mudou, mas não significa que ficou mais fácil. A abundância de dados fazem com que a responsabilidade fique nos ombros de quem está fazendo a pesquisa. Estudar online ensina a explorar fontes não-tradicionais de informações (facebook incluído) e a fazer isso de maneira rápida e eficaz.

? Familiaridade com novas tecnologias ? Se você é carpinteiro, com certeza você sabe manejar serra, martelo e pregos. As ferramentas de agora são mais imprevisíveis, já que você pode chegar ao trabalho e ter um novo formato e novos comandos que fazem parte do último update de um software crucial para a performance do seu trabalho. A curva de aprendizado é curta, quase que inexistente. Já que a prática leva à perfeição, a prática em casa durante as aulas faz com que o profissional esteja preparado e capacitado para enfrentar situações inusitadas de maneira rápida e direta quandos as mesmas se apresentam no dia-a-dia.

A revolução industrial caminhou lado a lado com a expansão da educação das massas. As fábricas contavam com grupos liderados por um supervisor, e a sala de aula era uma representação dessa realidade. Nada mais sensato do que deixar que a revolução online traga uma nova forma de aprender. A resposta não está somente na criação de mais empregos, mas na melhor capacitação dos profissionais do futuro.

Renata Castro Alves, presidente - M2 Consulting - Margate, Flórida