Aos 85 anos, canadense completa maratona abaixo de 4h

Por Daniel Galvão

Aos 85 anos, Ed Whitlock intriga os cientistas. Foto: Todd Fraser/Canada Running Series)
[caption id="attachment_134475" align="alignleft" width="300"] Aos 85 anos, Ed Whitlock intriga os cientistas. Foto: Todd Fraser/Canada Running Series)[/caption]

Aos 85 anos, Ed Whitlock se tornou o único homem com esta idade a correr uma prova de 42km em menos de quatro horas (total de 3h56m34s). A corrida foi realizada em Toronto, no Canadá. O resultado chamou a atenção de cientistas, que decidiram investigar o caso.

Aliás,o que deixou os cientistas perplexos mesmo foram os resultados dos testes que Whitlock realizou na Universidade de McGill, em Montreal. Entre vários feitos, dois deles mostraram resultados que explicam a condição excepcional do corredor.

Foi mensurado seu consumo máximo de oxigênio (VO2 máx), que é o parâmetro mais importante para um corredor. Para se ter uma ideia, um maratonista de elite apresenta na faixa dos 30 anos um valor em torno de 75 a 80 mililitros por quilo de peso por minuto para o VO2 máx. O de Ed é de 54 mililitros por quilo por minuto.

Até agora, os cientistas chegaram a duas conclusões preliminares para explicar a condição de superatleta deste idoso: uma vida inteira dedicada à prática de exercícios e uma genética excepcional.

Fonte: NYT.