AOTP, Bem Vinda ao Gazeta! - Nosso Idioma

Por AOTP

Caros leitores,

Este artigo é o primeiro da série que a AOTP, American Organization of Teachers of Portuguese, apresentará na coluna “Nosso Idioma”. Estaremos divulgando o que há de mais atualizado sobre o ensino da língua portuguesa nos Estados Unidos e no mundo com dicas e informações para pais, professores, alunos de português e a comunidade em geral. Sua participação com comentários será muito bem-vinda e trará dinamismo a nossa coluna. Participem!

A AOTP é uma organização sem fins lucrativos, não governamental, registrada no Florida Department of State e foi criada por professores da Flórida em 2007. AOTP está comprometida em valorizar e promover o ensino da língua portuguesa, orientar professores no processo de certificação para lecionar nos Estados Unidos, assim como proporcionar atualização e aperfeiçoamento profissional. Também buscamos articular meios para a implementação de cursos de língua portuguesa em escolas públicas através da elaboração da estrutura do curso, sugestão de material didático, recomendação de professores e editoras americanas que publiquem e importem livros didáticos brasileiros.

Atualmente a AOTP é composta por:

Anete Lobo Arslanian - Presidente, Cofundadora, Professora de Português da Miami Beach Senior High School • Beatriz Cariello – Vice-Presidente, Tesoureira, Cofundadora, Professora da Doral Middle School , John Smith K-8 Center e Diretora Educacional da Fundação Vamos Falar Português • Ivian Destro – Secretária e Membro do Conselho, professora, autora e pesquisadora. • Pietra Diwan – Secretária e Membro do Conselho, redatora do boletim informativo da AOTP, pesquisadora, professora e historiadora • Dr. Luis Gonçalves – Membro do Conselho - Professor da Columbia University • Adriana Giovanini – Membro do Conselho – professora e tradutora • Maria da Costa – professora e escritora

A organização foi nomeada duas vezes pelo Brazilian International Press Award na categoria: “Destaque na Promoção do Idioma Português” e desde sua implementação, em 2007, a American Organization of Teachers of Portuguese tem desenvolvido as seguintes atividades:

- Orientação para professores brasileiros sobre as etapas necessárias para lecionar nos Estados Unidos; - Ofertas de emprego para professores da língua portuguesa; - Premiação de escolas, universidades e organizações americanas e brasileiras com o ensino da língua portuguesa nos EUA; - Elaboração de uma proposta ao MRE para a propagação do ensino da língua portuguesa no mundo (tal proposta encontra-se no site do MRE – Brasileiros no Mundo); - Mapeamento de escolas, universidades e organizações com ensino de português nos Estados Unidos (este mapeamento encontra-se no site do MRE – Brasileiros no Mundo); - Oficinas e palestras sobre temas relacionados ao ensino da língua portuguesa nos EUA e capacitação profissional para professores; - Comemorações do Dia do Mestre; - Concursos estudantis para alunos da rede pública de ensino; - Apoio e promoção de iniciativas e atividades que tratam do ensino da língua portuguesa nos Estados Unidos; - Participação da mesa de Educação na II Conferência Brasileiros no Mundo; - Palestra para a comunidade brasileira sobre o ingresso em universidades americanas e como adquirir bolsas de estudos;

Acompanhe nosso trabalho e discussões Gazeta Brazilian News na coluna Nosso Idioma. Iremos tratar, dentre outros, dos seguintes assuntos: ortografia/gramática, importância de ensinar português para os filhos, português nas escolas públicas, dicas de livros infantis, assuntos de interesse do professor e muito mais.

Aproveitamos ainda para convidá-los para a próxima atividade da AOTP neste sábado, dia 17 de setembro. Iremos apresentar ao público informações sobre como ingressar em universidades americanas e receber bolsas de estudo. Nossa convidada especial é Maria Sahwell, professora e conselheira da Miami Beach Senior High School. A apresentação da AOTP será das 10h00 às 14h00 e faz parte da Feira Comunitária da Primeira Igreja Batista da Flórida - 1103 NE 33rd Street, Pompano Beach.O horário da feira é de 10h00 às 16h00.

Para entrar em contato com a AOTP acesse o site www.aotpsite.org , o e-mail info@aotpsite.org ou nossa página em Facebook . Faça parte e apoie nosso trabalho de expansão do ensino da língua portuguesa. Até a próxima.