AOTP expandindo o ensino de Português no Mundo

Por Marisa Arruda Barbosa

Desde 2007, a American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP), criada por professores de português na Flórida, promove um trabalho sem fins lucrativos de valorização e promoção da língua portuguesa nos Estados Unidos.

A partir das próximas semanas, professores da organização começarão a contribuir para o novo site do Gazeta Brazilian News (gazetanews.com) com dicas, reflexões e informações sobre a promoção da língua portuguesa fora do Brasil. Essa questão acompanha muitos pais que criam seus filhos fora do Brasil: como manter a língua e culturas brasileiras paralelamente à educação dos filhos em outro país?

“Um dos maiores desafios que os pais brasileiros que residem nos Estados Unidos encontram é o de fazer os filhos entenderem a importância de ser bilíngue ou trilíngue neste país e de manter sua ‘cultura viva’ no cotidiano”, disse Anete Arslanian, presidente e cofundadora da AOTP. “Os filhos, uma vez que vão para as escolas e se tornam fluentes em inglês, optam por falar em inglês com seus pais e ‘deixam de lado’ o português. Essa geração de jovens que cada vez mais se desvincula da sua própria cultura terá muito pouco ou quase nada para passar para uma próxima geração sobre os costumes, folclore, história brasileira e mais tristemente, o seu próprio idioma”.

Um dos maiores desafios que os pais brasileiros que residem nos Estados Unidos encontram é o de fazer os filhos entenderem a importância de ser bilíngue ou trilíngue neste país”, disse Anete Arslanian, presidente e cofundadora da AOTP.

Alguns dos desafios da AOTP tem sido encontrar professores formados em língua portuguesa, assim como um currículo para Português Língua de Herança e variedade de material didático disponível nos países não lusófonos. Os professores também carecem de cursos ou oficinas de aperfeiçoamento profissional.

“A AOTP deseja identificar um maior número de professores formados na Língua Portuguesa que residam nos Estados Unidos e estabelecer parceria com possíveis patrocinadores que queiram investir na associação”, disse . Desta forma poderemos avançar com propostas de propagação do nosso idioma em escolas do território americano, organizar oficinas e participar de congressos sobre atualizações no ensino da língua portuguesa”.

No Sul da Flórida, as seguintes escolas tem programas de português: Miami Beach Senior High, Doral Middle, John I. Smith K-8 Center, Ada Merritt K-8 Center (com programa bilíngue Português-Ingles), Dr. Phillips High e Cypress Creek High.

As universidades e faculdades na Flórida são: Flórida International University (com programa de Mestrado em Linguística), University of Miami, Miami Dade College, Broward Community College, Nova Southeastern University,Florida University, University of North Florida, University of South Florida e Florida State University. Diversas universidades nos Estados Unidos já oferecem programas de mestrado em português: Indiana University, California University, University of Massachusets e University of Texas, dentre outras.

Todas essas escolas já tinham programa de português antes da criação da AOTP, de acordo com Arslanian, mas a organização vem servindo como ajuda adicional a professores de diversas escolas e universidades espalhadas nos Estados Unidos e no Brasil, com a organização de palestras e oficinas, informações sobre as etapas para lecionar nos Estados Unidos, comemoração do Dia do Mestre, premiações durante o Brazilian International Press Award, dar assistências a escolas e ou grupos que queiram iniciar programas de ensino de português, entre diversas atividades que podem ser encontradas no site www.aotpsite.org.

A AOTP participa do congresso Focus Brazil desde 2008, quando planeja palestras para professores e a comunidade interessada no ensino da língua portuguesa pelo mundo. Esse ano, teve participação também no Focus Brazil Londres.

“No Focus Brazil são discutidos as conquistas feitas na área do ensino de português bem como os desafios que são encontrados no processo de ensinar português em países não lusófonos”, explica Arslanian.

A próxima palestra da AOTP sobre este tópico está marcada para dia 17 de setembro, das 10am às 2pm, na Feira Comunitária da Primeira Igreja Batista da Flórida, em Pompano Beach.