Com medo de deportação, imigrantes nomeiam procuradores para cuidar dos filhos

Por Gazeta News

Apavorados por causa das medidas imigratórias restritivas recém-aprovadas no Alabama, famílias que vivem indocumentadomente no país estão tomando atitudes que seriam inimagináveis há apenas alguns dias: os pais estão pedindo aos amigos, parentes, colegas de trabalho e conhecidos para cuidarem dos filhos que ficarem para trás, caso eles sejam presos ou deportados.

Vários imigrantes indocumentados assinaram documentos na semana passada outorgando a terceiros a guarda de seus filhos, caso seja necessária, revelou um grupo de assistentes sociais. Um casal de indocumentados que reside no condado de Shelby conseguiu que o chefe prometesse mandar os três filhos deles – todos os três cidadãos americanos – para o México, caso os pais fossem presos por causa da nova lei.

Um dos principais defensores da nova medida, o senador estadual Scott Beason, disse que essas preocupações não foram levadas em conta quando a lei foi discutida, e que tais histórias estavam sendo orquestradas para “mexer com o coração” e criar simpatia pelos imigrantes indocumentados.

“Sempre que eu saio, não tenho certeza da volta,” disse uma mulher, às lágrimas. “Não posso parar de trabalhar. Minhas filhas precisam de sapatos e de outras coisas.”

A assistente social Jazmin Rivera ajuda todas as semanas a dezenas de imigrantes hispânicos no preenchimento correto de procurações para amigos e outras pessoas que possam cuidar das crianças com risco de ficarem abandonadas.

“As pessoas estão com medo, e querem ter certeza de que seus filhos vão ficar em segurança caso aconteça alguma coisa com os pais,” disse Rivera, diretora da Coalizão para Interesses Hispânicos do Alabama.

Já o senador Beason, republicano por Gardendale, duvida que casos do tipo sejam tão comuns como se fala.

“Eu faria de tudo para ficar com minha família”, ele disse. “Não consigo compreender que alguém possa deixar seus filhos para trás,” completou.

A lei do Alabama, considerada por muitos como a mais rígida dos EUA, foi aprovada este ano pela câmara estadual do Alabama, controlada pelos republicanos, e assinada pelo governador Robert Bentley. Uma juíza federal bloqueou algumas partes da lei, mas os pontos principais permaneceram – incluindo uma medida que autoriza a polícia a deter sem direito de fiança os suspeitos de serem imigrantes indocumentados.