Após dois meses no Brasil, americana retorna com filha aos EUA

Por Gazeta News

americana com filha

A americana Shauna Hadden, de 33 anos, de Agawam, Massachusetts, anunciou que voltou para os EUA, na noite do dia 12, com sua filha Ava, de 6 anos, depois que as duas ficaram impedidas de deixar o Brasil por quase dois meses. O pai de Ava, Donizete Machado, que vive em Santa Catarina, entrou com uma ação e conseguiu a apreensão dos passaportes das duas quando chegaram no Brasil.

Em uma página do Facebook, chamada “Trapped in Brasil” (presas no Brasil), que teve grande repercussão na mídia, Shauna escreveu que as duas haviam chegado em casa. A americana e sua filha chegaram ao Brasil no dia 21 de maio, em uma viagem supostamente para visitar o pai da menina e conhecer o lado paterno da família.

A história tem várias versões. Quando chegaram ao Rio de Janeiro, de onde pegariam uma conexão para Florianópolis, Shauna teria recebido uma ligação de um amigo em comum com seu ex-marido, dizendo que ela não fosse, pois Donizete estaria planejando pegar a guarda da menina. Com medo, Shauna diz que pegou uma conexão para Fortaleza, onde ficou com amigos.

Já Donizete diz que esperava pela filha com uma festa preparada, quando descobriu que Shauna foi para Fortaleza, o que, de acordo com ele, já era planejado por ela.

Ele alega que não pediu a custódia da filha, mas entrou com a ação junto à Justiça, pois sua ex-mulher não teria cumprido com a visita ao pai. Ele queria ter o direito de visita enquanto sua filha estivesse no país.

Os dois foram casados nos Estados Unidos entre 2006 e 2009. Após o divórcio, a mãe ficou com a guarda de Ava e Donizete continuou vendo a criança regularmente. Em 2010, ele foi deportado dos EUA e, desde então, só manteve contato com a filha via internet.

Mesmo com o retorno de Shauna e Ava aos Estados Unidos, a advogada de Donizete, Isabel Feijó, dará prosseguimento a um pedido à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para que Donizete possa ver a filha ao menos uma vez por ano.