Após meses sem dar notícias, Guilherme está em tratamento para dependência química, diz sua mãe

Por Gazeta News

[caption id="attachment_92632" align="alignleft" width="300"] Guilherme ao lado de Carla, em 2008, última foto da mãe com o filho.[/caption]

Para Carla de Menezes, parece que seu coração está em uma montanha russa desde o ano passado, quando seu filho, Guilherme de Menezes Garcia, que vive no sul da Flórida, começou a mostrar indícios que enfrentava a dependência química.

Ao longo de todo este ano, Carla, que vive em Joinville (SC) teve notícias de seu filho poucas vezes, chegando a pensar que o pior tivesse acontecido quando ficou mais de três meses sem ligar ou responder a nenhuma mensagem dos familiares através do Facebook. Depois de ter sua história na capa do GAZETA, Guilherme fez contato novamente em junho, mas logo parou de ligar.

Finalmente, no dia 10 de agosto, Carla conta que recebeu uma mensagem de texto de Guilherme, na qual ele dizia que estava indo se internar. A mensagem dizia: “Mãe, não tenho palavras pra descrever o quanto me arrependo de ter sumido de novo. Me desculpa mãe. Eu te amo muito. Estou deixando essa mensagem pra tu saber que hoje vou ser admitido no programa de rehab (reabilitação). Pra ficar limpo e conseguir meus filhos de volta. Larguei meu trabalho, deixei tudo pra trás. Vou começar do zero. E com meus filhos de volta. Vou estar internado por dez dias eu acho. Provavelmente incomunicável. Mas assim que sair vou te ligar. Te amo mãe e morro de saudades”(sic).

No dia 1º, Carla foi informada pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami que a Drug Court Specialist informou, através de um e-mail, que Guilherme realmente passou entre 10 e 11 dias por um processo de desintoxicação e foi transferido para um programa, onde irá residir por aproximadamente 30 dias.

“Hoje, recebi essa informação, a melhor notícia de todo ano de 2015 pra mim”, disse Carla. “Meu filho foi se internar sozinho, sem família, sem ninguém, só com a vontade de resgatar seus filhos”.

Entenda o caso Guilherme era casado com uma americana, Jamie, com quem mantinha um relacionamento conturbado e tem dois filhos, Logan, 3 anos, e Isabella, 1 ano. Carla conta que Jamie já tinha sério envolvimento com drogas e Guilherme acabou seguindo o mesmo caminho. Por causa disso, os dois acabaram perdendo a guarda dos filhos. As crianças estão sob cuidado do Florida Department of Children and Families (DCF).

Os últimos meses de contato feito por Guilherme tinham sido para pedir dinheiro, cada hora alegando um problema, como prisão por ter alterado cheque de seu chefe e ter que pagar fiança e falta de dinheiro para pagar aluguel e comida. Carla diz ter enviado ao filho, ao todo, R$ 33 mil.

Para piorar a situação, a mãe de Guilherme não pode viajar aos Estados Unidos por 10 anos por ter ficado por aqui ilegalmente, quando veio em 2006 com o filho. Carla enviou uma carta ao Consulado dos EUA no Brasil, relatando sua história e pedindo perdão para poder retornar ao país e ficar ao lado do filho nesse momento. Ela não recebeu nenhuma resposta até o momento.