Após tornado, enchente força retirada de 176 de hospital no meio-Oeste

Por Gazeta Admininstrator

O transbordamento do rio Cedar, na cidade de Cedar Rapids, no Estado de Iowa (EUA), agrava a crise provocada por tornados e ciclones que atingiram a região, matando 6 pessoas nesta semana.

Quatro morreram em um acampamento de escoteiros em Iowa e outras duas morreram no Kansas na quarta-feira (11), quando mais de 30 fenômenos --entre tornados e ciclones-- atingiram o Meio-Oeste dos Estados Unidos, de acordo com equipes de resgate.

Um total de 176 pacientes tiveram de ser retirados de um hospital na noite desta quinta-feira e na manhã de hoje. Alguns, em estado grave, tornaram o trabalho de retirada mais difícil.

Na cidade, de 124 mil habitantes, mais de 3.000 famílias -- ao menos 8.000 pessoas-- tiveram que sair da região devido aos desastres naturais e seguir para locais mais altos e seguros.

As águas do rio Cedar atingiram 9,4 metros de profundidade nesta manhã.

Na última enchente mais grave ocorrida da cidade, em 1993, ele atingiu 5,9 metros.

Segundo o governo de Iowa, 83 dos 99 municípios do Estado estão em estado de calamidade. Nove rios estão acima de seus níveis normais de vazão.

Não houve mortos ou pessoas gravemente feridas em Iowa, mas nos Estados vizinhos --Minnesota e Missouri, principalmente - ao menos nove pessoas morreram.

Mais ao sul, no Estado de Mississippi, moradores empilham sacos de areia e se preparam para uma enchente no rio Mississippi.

Os tornados, que começaram na noite da última quarta-feira (11), atingiram quatro Estados do Meio-Oeste americano: Kansas, Nebraska, Iowa e Minnesota.