Aposentadoria de nossos pais: Temos que ajudar? - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

8224531495_62a8ac25c6_z

Muitos de nós sabemos que temos de ajudar nossos filhos financeiramente, mas muitas vezes esquecemos da possibilidade de termos que fazer o mesmo por nossos pais no futuro.

Muitas vezes, pais relativamente novos, que se aposentaram recentemente, começam a usufruir do estilo de vida que sempre desejaram, mas não podiam aproveitar por conta de ainda fazer parte da força de trabalho; mas o que acontece, muitas vezes, é que para viver este estilo de vida, nossos pais têm que recorrer as suas poupanças, o que nem sempre é o melhor caminho.

Como você ajuda aos seus pais a perceberem que eles estão queimando através de poupança as suas aposentadorias  e que eles estão colocando a sua nova liberdade em risco?

Como tudo no mundo financeiro, começamos pela preparação de um orçamento doméstico; através dele, você pode ajudar ao seus pais a entender melhor como o dinheiro deles funciona e pode durar durante os anos de ouro da vida deles.

Mas não se esqueça de que são seus pais e isso não vai mudar nunca, tenha o respeito e, o mais importante, respeite a privacidade deles no caso de não quererem expor a vida financeira deles pra você e seus irmãos.

Ajude-os a entender que o futuro pode ser incerto, que uma doença mais grave pode aparecer e que eles precisam estar preparados.

Se seus pais planejaram a aposentadoria, há grandes chances  de que eles estarão seguros financeiramente. Mas se não houve um planejamento, existe uma opção bastante usada hoje: Hipoteca Revertida ou Reverse Mortgage.

Se seus pais possuem uma residência que ainda tenha “equity” e se eles tiverem no mínimo 62 anos de idade, eles podem se qualificar para este empréstimo.

O Reverse Mortgage funciona da seguinte maneira: eles permitem ao dono da casa maior de 62 anos a ter acesso ao “equity” da casa. Com este programa, que é garantido e aprovado pelo governo (HUD), o dono da casa recebe um percentual em cima da “equity” que tem na casa; fica mais ou menos em termos de 60% do valor. Eles tem que pagar pelos custos do processo e pagar o que ainda devem ao banco, ou seja, depois deste programa, eles não pagarão o “mortgage” mensalmente como vinham fazendo.

Importante lembrar que as taxas de propriedade e seguro continuam de responsabilidade do dono da propriedade.

Antes de fazer qualquer coisa, o proprietário tem que passar por uma sessão de “counseling”, na qual ele aprenderá todos os detalhes deste programa.

Muitos aposentados se utilizam da facilidade do reverse mortgage para garantir um futuro mais folgado financeiramente.

Se você acha que este programa pode auxiliar seus pais a ter uma aposentadoria mais folgada, entre em contato comigo e eu terei o maior prazer em explicar mais detalhes sobre este programa.

Com um programa deste tipo, você provavelmente não vai precisar auxiliar financeiramente seus pais no futuro.

Perguntas? Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com. Visite também nosso website www.Debthelper.com