Apple e Facebook poluem a atmosfera

Por Gazeta Admininstrator

Segundo matéria publicada no jornal Guardian, empresas de informática e internet utilizam energia proveniente da queima de carvão para manterem seus servidores. Dentre as que mais poluem, em um ranking organizado pela ONG Greenpeace, a dependência da Apple de carvão é de 54.5%. Em seguida aparecem Facebook (53.2%), IBM (51.6%), HP (49.4%) e Twitter (42.5%).

A Apple aparece em último lugar em uma abrangente lista verde de empresas de tecnologia, por causa de sua forte dependência de centros de dados "sujos".

A energia utilizada pela Apple é proveniente da Duke Energy, com uma mistura de 62% de carvão e 32% nuclear. No fim do mês de abril, a Apple divulgou um espetacular aumento trimestral de lucros, de 95%, em um total de U$ 6 bilhões. E nós, simples mortais, artistas e trabalhadores desprovidos de altíssima renda perguntamos: por que os mandachuvas da internet e da informática não investem em terminais próprios de energia solar e ajudam e popularizar a energia limpa em países pobres, em desenvolvimento e emergentes como o Brasil, China, Burundi e Tuvalu?

Segundo Gary Cook, analista de tecnologia da informação do Greenpeace e principal autor do relatório, "os consumidores querem saber que quando fazem upload de um vídeo, ou mudam seu status no Facebook, não estão contribuindo com o aquecimento global ou com Fukushimas no futuro".

Ainda sobre a matéria traduzida pelo portal Planeta sustentável, as Empresas nos EUA não são exigidas por lei a revelar seu uso de energia ou emissões de carbono. Mas o Greenpeace usou informações disponíveis sobre investimentos em centros de dados, para estimar a energia máxima que elas consomem, e comparou estas informações com dados do governo ou de empresas concessionárias de energia.

Na outra ponta mais positiva do ranking, as melhores notas foram obtidas por Yahoo, Google e Amazon.

O Greenpeace iniciou uma campanha para que o Facebook consuma energia mais limpa em seus servidores. Eu, Fernando Rebouças, não faço parte de nenhuma ONG no momento, mas, independente de sua adesão ou não a grupos ambientalistas (se você é partidário ou não) participem dessas campanhas, pois são feitas por pessoas sérias.

O portal ainda destaca que a computação por nuvem depende de grandes bancos de dados, e não de equipamentos de TI nas sedes das empresas, para alimentar serviços baseados na internet, como Hotmail ou Gmail. A demanda de eletricidade dos centros de dados já responde por cerca de 2% do consumo global. Assim como a informação, a poluição também está a um clique.