Apreciadores de vinho tendem a consumir alimentos mais saudáveis

Por Gazeta Admininstrator

Apreciadores de vinho costumam ter uma alimentação mais saudável que os amantes de cerveja, de acordo com um novo estudo conduzido por cientistas dinamarqueses e divulgado nesta sexta-feira.

Segundo a pesquisa, quem costuma beber vinho normalmente compra mais frutas, vegetais e azeite de oliva extravirgem e menos queijos gordurosos e óleos saturados, em comparação a quem prefere beber cerveja - grupo que tende a consumir mais carne vermelha, açúcar, lingüiça, manteiga e margarina, além de refrigerantes.

- Este estudo indica que pessoas que compram vinho adquirem também um maior número de alimentos saudáveis, diferentemente de quem compra cerveja - disse o professor Morten Gronbaek, do National Institute of Public Health, em Copenhagen.

Gronbaek e sua equipe de pesquisadores analisaram o que compram nos supermercados da Dinamarca os consumidores de cerveja, vinho, ambas as bebidas, e apenas bebidas não-alcoólicas. Para o estudo, que foi publicado no "British Medical Journal", foram observadas mais de 3.5 milhões de compras.

Embora a pesquisa tenha se restringido aos consumidores dinamarqueses, Gronbaek disse estudos nos Estados Unidos e na França obtiveram resultados semelhantes.

Gronbaek afirmou, ainda, que os amantes de vinho tendem a ser mais saudáveis, magros e educados, ou são mulheres de meia-idade que bebem moderadamente. Já os bebedores de cerveja, segundo o pesquisador, são jovens que costumam ingerir doses muito elevadas de álcool.