Aprenda os significados e comemore a páscoa com seus filhos

Por Gazeta Admininstrator

Sabemos que no Brasil, nesta época, todos os supermercados estão lotados de ovos de páscoa, de todas as marcas, cores e sabores, que faz desse feriado um dos prediletos das crianças. Mas não é só o chocolate que faz da festividade uma das preferidas, mas por ser também um feriado gostoso, no qual é possível reunir toda a família e se divertir.

Além dos símbolos abaixo, que trazem muito significado à festa, reserve o dia para brincar e celebrar com toda a família. Pensando nisto, separamos algumas brincadeiras para você preparar para a criançada.

Símbolos da Páscoa

Ovos
Os ovos de páscoa já eram usados pelos egípcios e persas na antiguidade, que costumavam tingir ovos com cores da primavera e dar para os amigos. Para os povos antigos, o ovo simbolizava o nascimento. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente simbólico.

O chocolate
As civilizações dos maias e astecas consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda. Na Europa o chocolate aparece a partir do século XVI. Já os bombons e ovos, como conhecemos, surgiram no século XX.

Os coelhos
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães em meados do século 18: o coelho “visitava” as crianças e “escondiam” os ovinhos para que elas os procurassem. No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento, a vida. É também o símbolo da fertilidade e da abundância da vida.

A cruz da ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O pão e o vinho
Na ceia sagrada, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, o pão e o vinho foram dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.

O cordeiro
Para os católicos, simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

Brincadeiras

Caça-ovos
Como brincar: conte para seus filhos que, durante a noite, o coelhinho escondeu vários ovos pela casa. A criança precisa apenas procurar. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida, cole no chão as pegadas do coelho que podem ser feitas de papel. Você também pode usar talco e seus dedos para simular as pegadas do bichinho.

Pintar ovos
Como brincar: reúna as crianças para pintarem os ovos de galinha. Os ovos pintados podem ser entregues como presentes aos avôs e tios. Para não ter sujeira, é melhor trabalhar com os ovos já cozidos.

Corrida dos ovos
Como brincar: a criança precisa pegar um ovo cozido, colocar uma colher na boca e correr de um lado para outro equilibrando o ovo. Quem chegar primeiro sem deixar o ovo cair é o grande vencedor.

Amigo ovo
Como brincar: é como um amigo secreto, mas de Páscoa. Nele, cada participante deve tira um papel com o nome de outro participante - e não deve contar a ninguém quem é. No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar quem é. Quando isso ocorre, há troca de ovos de Páscoa. Quem recebe o ovo é o próximo que dá as dicas e, assim, sucessivamente.

Coelhinho sai da toca
Como brincar: distribua bambolês pelo chão. Cada criança deverá ficar dentro de um bambolê. Sempre que você gritar: “coelhinho sai da toca”, as crianças devem trocar de bambolê. Quem ficar de fora, precisa esperar a próxima rodada. A cada rodada você deve tirar um bambolê.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI