Apresentação - Linha Direta

Por Daniel Galvão

netflix1 foto divulgac?a?o netflix

A partir desta edição, estaremos semanalmente trazendo rápidas notícias que interessem a nossa comunidade nos Estados Unidos. Desde já, agradeço ao Gazeta News pela confiança e a você, leitor, a partir de agora nosso companheiro nesta jornada. #Simbora!

Isenção de vistos Na última semana, no encerramento do IX Fórum Brasil-Estados Unidos de Altos Dirigentes de Empresas, realizado em Brasília, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou que o Governo Federal pretende incluir nas negociações com os EUA o pedido para a isenção de vistos para turistas. Na prática, o governo brasileiro acredita que a medida servirá como uma espécie de moeda de troca com empresários americanos, já que investidores do país querem que o Brasil libere a operação de rotas aéreas brasileiras domésticas por empresas estrangeiras. Mercadante aposta que a mudança vai fomentar ainda mais o turismo. Isenção de vistos (2) Mas, o anúncio da intenção brasileira de abrir negociação neste sentido ainda não pode ser comemorado. Isso porque o próprio ministro admite que as negociações sequer começaram e uma decisão em definitivo pode levar tempo até que seja tomada. O receio é que, como efeito colateral, a facilitação para entrar nos EUA aumente o número de brasileiros indocumentados no país. Europa discute imigração No momento em que a União Europeia discutia e aprovava mais rigor na luta contra a imigração ilegal, um relatório, de autoria do consórcio Migrants’Files, foi divulgado na semana passada apontando que os 28 países do bloco gastaram mais de 11 bilhões de euros com deportações desde o ano 2000. Enquanto isso... Em visita à cidade de Torino, na Itália, o Papa Francisco disse que os maus-tratos aos imigrantes que escapam da guerra e da injustiça em seus países e buscam uma vida melhor na Europa, “fazem chorar”.  O líder católico tem trabalhado para sensibilizar a discussão sobre a imigração ilegal no Velho Continente. Topo do ranking Segundo uma pesquisa feita em 15 países e publicada por um jornal inglês, os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é higiene pessoal. De acordo com o levantamento, tomamos em média 12 banhos por semana - quase dois banhos por dia. A média mundial não ultrapassa 6. Porém, resta saber, no entanto, se os brazucas que vivem em outros países aderiram ou não às culturas locais, né não?!

Jeitinho virtual Esta semana, o Portal Tech Tudo revelou que acessar o conteúdo americano do Netflix se tornou comum no Brasil. Entretanto, a manobra, geralmente usando uma VPN, começou a ser combatida pela empresa com o bloqueio dos assinantes.

Jeitinho virtual (2) E a medida tem razão de ser: segundo a assessoria de imprensa do Netflix nos EUA, o conteúdo disponibilizado para cada país é restrito de acordo com o licenciamento com as produtoras e estúdios, como Sony e Time Warner. Na prática, assistir o conteúdo americano através das redes privadas virtuais - que funcionam como conexões fechadas dentro de uma maior aberta e simulam um acesso vindo dos Estados Unidos e outros países – é contrário aos termos de uso do serviço.

Rapidinhas

• O grupo americano Colt Defense LLC, que fabrica as célebres armas de mesmo nome e que está com grandes dívidas, anunciou que recorreu à lei da falências.

• Mark Zuckerberg, cofundador e diretor-executivo do Facebook, anunciou uma doação de $5 milhões de dólares destinada a financiar bolsas de estudos superiores a jovens imigrantes em situação irregular nos EUA. • Famosa nos EUA, a rede de churrascarias Fogo de Chão precificou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em $20 dólares por ação nos Estados Unidos, avaliando a empresa em $545 milhões de dólares.