Aquecimento da economia - Linha Direta

Por Daniel Galvão

Se no Brasil os números da economia são desanimadores a cada semana, nos EUA a situação é inversa. Esta semana, por exemplo, o setor privado do país anunciou a criação, em setembro, de 200 mil postos de trabalho. Aquecimento da economia (2) O montante superou as expectativas dos economistas e sugere que pode haver crescimento suficiente do mercado de trabalho para que o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) eleve a taxa de juros este ano. Os dados foram apresentados no relatório da processadora de folhas de pagamento ADP, na última quarta-feira, dia 30.

Ponte da amizade Esta semana, na tradicional audiência às quartas-feiras, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco fez uma avaliação de suas recentes viagens a Cuba e aos EUA. E o balanço do líder católico foi positivo. De acordo com o pontífice, uma “ponte entre os dois países está sendo reconstruída”. O papa tem sido figura importante na reaproximação entre cubanos e americanos. Aliás... Está cada vez mais perto o acordo que vai restaurar o serviço regular de linhas aéreas entre Cuba e Estados Unidos. Durante dois dias de conversações concluídas na última terça-feira, 29, os países fizeram novos avançaram nesta direção.

Fim da linha Procurado pelo sequestro e tortura de duas mulheres em Portland, nos Estados Unidos, Paul Erven Jackson foi  preso em um hotel no México, esta semana. Ele estava foragido há 24 anos, trabalhava e vivia com um nome falso no local. Ele foi preso pelas autoridades de imigração mexicanas em Guadalajara e enviado aos EUA de avião para ser julgado em Los Angeles.

Programa adiado Ao menos por hora, subiu no telhado o treinamento e entrega de equipamento aos rebeldes sírios moderados pelos EUA. Esta semana, uma “pausa” no programa foi anunciada pela Casa Branca. O fato é que os péssimos resultados e o rio de dinheiro investido pelos americanos no programa anteciparam a decisão. “Fizemos uma pausa no envio de recrutas para os centros de treinamento na Turquia e na Jordânia”, confirmou o porta-voz do departamento de Defesa, Peter Cook.


RÁPIDAS • A popularidade do Governo Dilma Rousseff manteve-se estável entre junho e setembro, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope, divulgada esta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). • Segundo a pesquisa, o percentual de pessoas que considera o governo ótimo ou bom foi de 10%; 21% consideram regular; 69% consideram ruim ou péssimo; e 1% não soube ou não respondeu. • Em junho, 9% disseram que o governo Dilma era ótimo ou bom; 21% responderam que era regular; 68% consideraram ruim ou péssimo; e 1% não soube ou não respondeu. • A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de setembro, a partir de 2.002 entrevistas feitas em 140 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais e, segundo a CNI, o grau de confiança da pesquisa é 95%.