Aquisições no Exterior: Brasileiros estão entre os estrangeiros que mais compram imóveis na Flórida

Por Gazeta News

miami
[caption id="attachment_90017" align="alignleft" width="300"] Foto: Edin Chavez/Flickr.[/caption]

Se você está em momento de pensar em adquirir imóveis no exterior aqui vai uma boa notícia: a compra de imóveis fora do país está em constante valorização, e os brasileiros estão se aventurando cada vez mais nessa empreitada.

Isto se deve ao fato de que o mercado imobiliário internacional está cada vez mais estável, mesmo com a alta dos preços – principalmente se tratando dos EUA, pós-crise financeira de 2008. Entretanto, a demanda continua crescente, tornando o investimento um negócio lucrativo, onde estima-se um crescimento de até 360% a médio prazo.

Mas, apesar do bom momento, o comprador deverá estar atento há vários fatores no ato da compra que vão muito além do câmbio.

Primeiramente, é preciso se inteirar de todas as regras de financiamento da região em que se deseja adquirir o imóvel, verificando os aspectos legais e procurando a devida assistência de profissionais que possam fazer o intermédio da compra.

Além disso, os residentes brasileiros precisam se encarregar de entregar duas declarações ao governo do Brasil, informando a aquisição onde: uma delas será entregue à  Receita Federal e a outra ao Banco Central. Estas declarações são praticamente idênticas às de Bens e Direitos onde o contribuinte lista uma série de patrimônios como automóveis, aplicações financeiras, imóveis entre outros.

A documentação não é difícil de ser elaborada, mas se o contribuinte tiver alguma dúvida, é interessante recorrer a um profissional da área contábil que possa auxiliar na resolução e preenchimento da papelada exigida para a transação.

Atualmente, os brasileiros estão entre os estrangeiros que mais procuram imóveis no exterior, principalmente em Miami, Nova York e Orlando, os locais mais pleiteados por estes consumidores que buscam na aquisição, além de uma fonte de renda, tendo em vista as vantagens na locação de imóveis para turismo ou, em muitos casos, uma segunda moradia.

“Aluguéis recebidos de imóveis no exterior também estão sujeitos à tributação, logo, o recolhimento dos rendimentos deve ser feito mensalmente via carnê-leão”, aponta um estudo do portal da http://www.agenteimovel.com.br/

Dado que reforça a atenção dos entusiastas e investidores brasileiros é que, mesmo depois da crise imobiliária nos EUA em 2008, os preços se mantém estáveis e com grandes chances de valorização em médio prazo, cerca de 30% a 40%. Mas o comprador deve ficar atento, pois não são todas as áres que têm esse potencial de crescimento, tudo depende do projeto que o cerca.