Etiqueta: Arrumando a mesa forma e informalmente

Por Cristina Felix

IMG_8464

Independente do estilo da recepção, todos queremos arrumar aquela mesa perfeita. Para que isto seja possível, devemos primeiro definir o estilo da recepção e o menu que será servido; para escolhermos que toalha, pratos, taças e/ou copos serão servidos.

Lembre-se sempre que só é necessário arrumar a mesa de acordo com o que vai ser servido.

Orientações: Talheres. Os talheres são colocados na ordem de utilização dos mesmos. Os mais afastados dos pratos serão usados primeiros e assim por diante. As lâminas das facas devem estar sempre voltadas para o prato. As colheres serão colocadas se sopas ou massas longas forem servidas. Taças. A taça de água é colocada primeiro, alinhada à faca, depois a taça de vinho tinto, depois a de vinho branco. A taça de champagne (quando necessária) ficará atrás da taça do vinho tinto. Guardanapos. Na mesa informal, ele poderá ser colocado sob o prato principal, ao lado ou sob o garfo. Quando dobrado, a abertura fica virada para o prato ou em um porta guardanapo. Na mesa formal, ele deverá ficar sempre ao lado do garfo. Talheres para sobremesa. Devem ficar acima do prato principal, sendo que o garfo com o cabo para a esquerda e a colher para a direita. Pratinho para o pão. Ficará à esquerda do prato principal, um pouco acima, com a faquinha da manteiga. Sousplat ou charger plate. Ele serve para decorar e proteger o prato principal, e será colocado sob o mesmo.

Toalha. Para um serviço formal, recomenda-se o uso de uma boa e bem passada toalha. Não se usa o placemat (jogo americano) com toalha. O sousplat pode ser usado na mesa informal. Se não usar toalha, o placemat e sousplat podem ser usados.

Arranjos de mesas. Não devem nunca atrapalhar a visão entre os que estão sentados a mesa.

____________________________________________________________________________________

Serviço Americano No serviço americano, o importante é que os convidados tenham acesso fácil à mesa para pegarem os pratos, talheres, copos e a comida que está servida.