Art Brazil 2015

Por Carmem Gusmao

O sonho de todo artista é ter a oportunidade de mostrar seu trabalho ao mundo. Mas encontrar galerias, participar de mostras importantes é um processo árduo e, muitas vezes, quase impossível. Pensando em reunir vários artistas que pudessem expressar o que há de mais contemporâneo na produção artística de brasileiros que vivem aqui e ao redor do mundo, a fotógrafa e curadora Jade Matarazzo e a jornalista e produtora cultural Maria Fulfaro criaram o ArtBrazil, um evento cultural que reúne artistas brasileiros que vivem nos Estados Unidos, no Brasil e em várias partes do mundo.

Para essa edição, já confirmaram participação: Fernanda Frangetto,  Jotapé, Tom Costa, Didi Marchi, Blima Efraim, Hamilton Aguiar, Carmem Gusmão, Soco Freire, Carlos Cesar Alves, Marisa Formaginni, Clara Piquet, Anna Malmann, Márcio Salim, entre outros. No total, são quase 50 artistas, em várias técnicas como esculturas, acrílico e óleo sobre tela, desenhos aquarelas, objetos e instalações. Este ano, a exposição apresentará três tópicos diferenciados dedicados a projetos especiais: “Amo Noronha”, “Arte Que Salva” e “The Amazonian Alliance/EBCF Rainforest Conservation”.

Esse ano, vou apresentar, com o patrocínio da EBCF, a instalação Raízes, projeto que venho construindo há oito anos cujo objetivo principal é alertar sobre a importância de preservação da floresta amazônica. Fiz uma pesquisa sobre 50 espécies de árvores nativas da Amazônia e quanto tempo elas demoram para crescer novamente. Essas informações ficam em pastas espalhadas pela sala e a mensagem embutida é que se não fizermos algo agora, no futuro, novas gerações só irão ver essas espécies em livros ou documentários. A instalação conta com uma pintura de seis metros de comprimento retratando as cores e magia da floresta intacta e, a cada nova montagem, vou acrescentando elementos. Esse ano acrescentei meus pássaros que olham placidamente, impotentes , o fogo e a devastação provocados pelo homem ao destruir sem piedade seu habitat. A base estratégica é alertar para a necessidade de mudanças de atitude da sociedade, instituições públicas e particulares, suscitando o interesse e a participação de todos num trabalho integrado, que possibilite o desenvolvimento econômico dessa geração sem esgotar os recursos naturais para as gerações futuras. Quando criei essa instalação, parti do princípio que todos devemos fazer alguma coisa pelo nosso planeta, e devemos fazê-lo já!

A abertura da mostra ocorrerá na quinta-feira, 10 de setembro, das 6 às 9 p.m e o evento é aberto ao público. Será realizado no ArtServe, localizado na 1350 E. Sunrise Boulevard, em Fort Lauderdale, e a mostra é gratuita. A galeria de arte funciona de segunda à sexta-feira, das 9 a.m. às 8 p.m., e aos sábados, das 10 a.m. às 3 p.m. Aguardamos todos vocês!

Beijos e much love!