As artes brasileiras em destaque no mês da Independência

Por Marisa Arruda Barbosa

Orlando Delgado, assitente de Jade Matarazzo, ajuda na montagem de outra instalação do ArtBrazil, em Fort Lauderdale.

Quando no ano passado a cidade de Boca Raton adotou o Dia da Independência do Brasil, organizando uma festa para os brasileiros da região, o sucesso foi garantido. Este ano, além do apoio de Boca Raton, a prefeitura de Fort Lauderdale estará apoiando um evento que reúne artistas brasileiros com trabalhos que vão das artes visuais à música.

“É a primeira vez que acontece uma exposição coletiva de artistas brasileiros contemporâneos deste tamanho com o apoio do governo local”, disse a curadora do evento, Jade Matarazzo. “O Brasil está tomando força aqui na região, e agora temos a oportunidade de mostrar não só a música, mas as artes visuais”.

Cada um dos 20 artistas escolhidos para a exposição “ArtBrazil”, que será no “ArtServe”, em Fort Lauderdale, demonstrará uma identidade que não necessariamente mostra a arte brasileira, mas sim feita por brasileiros que se adaptaram ao local onde vivem. “Cada artista mostra como cresceu, se estabeleceu e se encontrou aqui nos Estados Unidos”, disse uma das artistas da exposição, Carla McCarthy.

“O ponto em comum é que estes artistas, na sua maioria, não vivem no Brasil, e suas expressões têm uma visão de um Brasil diferente”, define Jade.

“É uma honra para o ArtServe apresentar o ArtBrazil, uma celebração da influência do Brasil no cenário da arte contemporânea em nossa região. De Miami a Palm Beach, o rápido crescimento da comunidade brasileira já causou um impacto significativo sobre a arte e a cultura de nossa área”, afirmou a presidente e CEO do ArtServe, Jaye Abbate.

Do recomeço até se sentir em casa

Quando Carla veio morar definitivamente nos Estados Unidos, em 2006, ela já era  uma

designer de moda estabelecida no Rio de Janeiro. “Eu era conhecida na CNT, O Globo, em outros programas de TV. Quando vim para cá, o plano era ficar seis meses para abrir uma loja da marca brasileira Gang Jeans. Em seis meses eu fui a feiras em Las Vegas, Nova York, Atlanta e fiz todo o processo”, conta Carla. “Daí, quando resolvi ficar, de repente eu não era ninguém”.

Carla precisou começar do zero a reconstruir sua carreira. Fez aulas e se formou como esteticista, trabalhou em spas como maquiadora, depiladora, mas sempre manteve a sua vocação para a moda pelo menos como um hobby. Hoje em dia, ela conseguiu se reestabelecer no sul da Flórida trabalhando exclusivamente com a moda e o estilo “vintage”. “Daí fui convidada por Jade Matarazzo, artista e curadora do evento, para participar também da exposição”.

Já para Jade, o caminho foi inverso: ela só se sentiu em casa quando “voltou” ao Brasil. Há 20 anos nos Estados Unidos, ela trabalha com fotografia artística há 10. Nos seus primeiros 10 anos aqui, Jade conta que ficou isolada do convívio com brasileiros. Depois que se mudou para Weston, entrou mais na comunidade. “Quando reencontrei o Brasil, aqui no sul da Flórida, foi que fiquei mais inspirada, trabalhei com mais cores, voltei a fotografar no Brasil”, analisa. “Por isso, está sendo muito importante organizar esta mostra e entrar em contato com tantos artistas brasileiros”.

Entre os artistas escolhidos está Felipe Misan, de 30 anos, que trabalha com escultura em argila, e Andrea Beloff, que trabalha com colagem de papel japonês artesanal e pintura.

A lista de artistas é ainda extensa. Além dos citados, participam também Carmem Gusmão, Grazzi Gadia, Alice Kholer, Rose Lobo, Sandra Cruz, Fernanda Meirelles, Augusto Soledad, Soco Freire, Rod D’Avila, Eleonora Goretkin, Ramatis com Rose Max, Andrea Felizardo, Jose Pinto, Mauricio Machado, Neuza Martinez e Carlos Wesley.

Serviço

O que: ArtBrazil at The ArtServe Onde: 1350 E Sunrise Blvd, Fort Lauderdale, FL 33304 Quando: De 5 a 24 de setembro Para mais informações: (954) 462-8190 ou www.artserve.org

Um mês comemorando a Independência do Brasil

Não é somente no dia 7 de setembro que brasileiros poderão comemorar a Independência do Brasil, este ano, no sul da Flórida. Ao longo de todo o mês de setembro, vários eventos celebrarão as artes brasileiras.

Em Boca Raton, dois artistas, Rod Davila e Valer Morais, estarão expondo seus trabalhos ao longo do mês de setembro no Boca Raton Community Center, como parte do Brazilian Love Affair, que está promovendo todos os eventos relacionados ao mês de Independência em Boca Raton.

Dia 6, sexta-feira, será o Segundo Brazilian Beat, das 6 às 11pm, no Sanborn Square e, no mesmo lugar, no dia 7, acontecerá a celebração da Independência do Brasil, das 10am às 5pm.

Ao todo, serão 17 eventos diferentes ao longo do mês de setembro. Para ver a programação completa, acesse:  www.brazilianloveaffair.com.