As 4 ervas da beleza

Por Gazeta Admininstrator

Quem quer ficar mais bonita tem que conhecer as 4 ervas da beleza, que está presente não só em chás, mas também em formulações cosméticas. Capim-limão, erva-cidreira, verbena e pimenta-chinesa, apesar de muitas vezes confundidas por similaridades nos efeitos e aromas, têm suas singularidades e exceletes efeitos para o bem-estar e estética. A revista Bons Fluídos pesquisou sobre cada uma dessas ervas.

Capim-limão, também conhecido como capim-cidreira, é o nome dado ao cymbopognon citratus, é uma erva conhecida por seus efeitos analgésicos, antissépticos, anti-inflamatórios, cicatrizantes e antifúngicos. Graças a esses princípios, é empregado no tratamento da acne na forma de cosméticos ou de compressas feitas com o chá.

Seu óleo essencial é também muito usado na água de banhos e na fabricação de produtos para higiene. Recomenda-se o uso da erva em massagens, pois ele deixa a pessoa mais relaxada, restabelecida e com a pele fresca e jovial, desaconselhando-o apenas para quem tem pressão baixa.

A erva-ciderita, cujo nome científico é melissa officinalis, também tem ação inti-inflamatória e é usada no tratamento de espinhas e também no tratamento da celulite e gordura localizada.Quem vive estressado também pode se beneficiar com produtos que levam a erva na sua formulação, principalmente no final do dia, pois ela ajuda a desligar das preocupações, fazendo com que a pessoa relaxe e durma bem. Sua única contraindicação, assim como no caso do capim-limão, é para quem sofre de pressão baixa.

A verbena, cujo nome oficial é verbena officinalis, é calmante e afrodisíaca. Presente na formulação de produtos de beleza, como sabonetes e loções hidratantes, a erva é ótima para hidratar e amaciar a pele. Ela é também bem-vinda nos dias de calor, pois é extremamente refrescante. Pelo aroma, ela entrou na formulação de perfumes e colônias e se tornou querida dos aromaterapeutas.

Xampus à base dessa planta são indicados para quem tem cabelos oleosos.
A pimenta chinesa, como o nome indica, veio da China, sob o nome May Chang.
O óleo extraído dessa plantinha tem propriedades relaxantes, proporcionando intenso bem-estar. Apesar do nome, é refrescante, perfeita para o tempo do calor. Analgésica, funciona como auxiliar no tratamento de dores musculares. Antisséptica, livra o corpo das impurezas, o que a torna ideal para o tratamento de pele oleosa. Tudo isso e mais um delicioso aroma cítrico, muitas vezes confundido com limão ou verbena.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Colabore enviando um e-mail ao colunista.

Para ler a versão completa do Gazeta News CLIQUE AQUI