Aspirina ajuda a combater a surdez

Por Gazeta Admininstrator

De acordo com artigo divulgado pela revista "New England Journal of Medicine". a aspirina não serve apenas no combate contra as doenças cardiovasculares, como também pode ajudar combatendo um tipo de surdez causado por antibióticos.

A investigação, realizada por uma equipe da Universidade de Michigan, afirma que a utilização abusiva dos aminoglicosídeos, tipo de antibiótico utilizado contra infecções, fibrose cística e tuberculose, foi relacionado a um tipo de surdez irreversível.

Os especialista norte-americanos, que tiveram a ajuda de pesquisadores chineses, descobriram que vários casos desse tipo de surdez podem ser prevenidos com o uso da aspirina.

A conclusão foi baseada em análises feitas em 195 pacientes na China, que receberam entre 80 e 160 miligramas de aminoglicosídeo de forma intravenosa, duas vezes ao dia, em um período cinco a sete dias.

As 195 pessoas tomaram o antibiótico, sendo que 89 delas também ingeriram aspirina e outras 106 receberam placebo.

Segundo o relatório, os resultados foram impressionantes: a incidência de surdez no grupo que recebeu placebo foi de 13%, já no outro grupo que tomou a aspirina foi de apenas 3%, ou seja, 75% a menos.

"Gostaríamos de informar à comunidade médica no mundo todo que, com algumas precauções, é possível minimizar os riscos de seus pacientes. Há disponibilidade de aspirina em todos os lugares, e é barata", afirmou Jochen Schacht, um dos autores do estudo.

Schacht é professor de biologia no Departamento de torrinolaringologia da Escola de Medicina da Universidade de Michigan.

"Antes, tínhamos descoberto que esse tratamento funciona bem em ratos, e agora funciona muito bem em seres humanos" acrescentou.

Além de ser um dos medicamento com menor preço contra todo tipo de dor, a aspirina é considerada um respeitável componente na luta contra as doenças cardiovasculares devido a suas propriedades anticoagulantes.