Assim nem parece Mano! - Esportes

Por Mano Thiago

Mano

Não só pelo nome, mas eu botava a maior fé no treinador da seleção brasileira, Mano Menezes, que não vem fazendo justiça ao Mano que carrega no nome. Esse mano, se fosse em qualquer “quebrada” no Brasil, iria ser chamado de ‘‘ramelão.

Sei que ele está ocupando um cargo que eu considero, a cada dia que passa, a profissão mais perigosa dos últimos anos no mundo do futebol. Comandar a Seleção Brasileira numa Copa do Mundo, realizada na nossa casa, com a pressão de ter que conquistar o hexa, após dois fiascos, no mínimo, ele tem que esperar uma graça de Deus.

Em 2006, com um baita time, o qual todos acreditavam no quadrado mágico, quarteto fantástico ou podem escolher o nome que preferirem, Kaká, Ronaldinho Gaucho, Ronaldo e Adriano, todos em condições de jogo e alto nível técnico, claro - porque, se fosse hoje dia, esse quarteto ai não ganhava nem do RobaCena Futebol Clube, o time aqui da rua da minha casa. E olha que no time tem dois cães e duas mulheres, uma bruxa e uma recém contratada que ainda não está entrosada com o grupo.

E o que o brasileiro lembra dessa Copa? Eu lembro do Roberto Carlos arrumando a meia numa cobrança de falta e do Henry, atacante da França, eliminando o Brasil da Copa.

Em 2010, mais uma vez, chega a Copa do Mundo e, só pra variar um pouquinho, o Brasil entra como um dos favoritos a conquistar o título. Mais uma vez, o sonho do hexacampeonato. Desta vez, o time não era tão estrelado como nas outras copas, tinha um bom time e o técnico Dunga tinha conseguido resgatar nos jogadores brasileiro a vontade e o sentimento do que significa vestir a camisa amarelinha. Técnico, este, que apesar de ter conseguido realizar este feito, eu o considero um dos culpados pela queda na Copa do Mundo. Em suas entrevista que antecederam a eliminação, Dunga se mostrava arrogante e confiante demais que aquela Copa seria nossa. Resultado: também com uma baita ajuda do Felipe Melo, fomos eliminados pela seleção da Holanda que, cá entra nós, não tem nem um Zidane e nem um Henry, pelo contrario o camisa 10 holandês tem um nome que eu nem consigo ler, tem S, tem W, tem Y, o nome do cara tem mais consoante que vogal, sinistro!

Agora, visando 2014, Mano Menezes já passou vergonha na última Copa América, vem aí as Olimpíadas e Copa das Confederações. Então, é a hora do Mano mostrar que é mano e fazer os ‘negos’ jogarem futebol. Se a nossa Seleção chegar à Copa de 2014 no ritmo que está agora, então manda embora o Mano Menezes e contrata o professor Wanderley Luxemburgo, porque se é para passar vergonha, vamos passar vergonha mesmo e ainda de terno e gravata!