Assistir comédias faz bem ao coração, diz estudo

Por Gazeta Admininstrator

Dar risadas assistindo a uma boa comédia faz bem para o coração, porque aumenta a circulação sanguínea, segundo um novo estudo.
Uma equipe da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, pediu para 20 jovens saudáveis para assistirem de 15 a 30 minutos de filmes tristes e de comédias com um intervalo de 48 horas entre as sessões.

Quando assistiram comédias como Quem vai ficar com Mary?, o fluxo sanguíneo aumentou em todos os voluntários, com exceção de um.

Segundo os pesquisadores, o resultado foi equivalente ao início de um tratamento com uma droga chamada estatina, para reduzir o colesterol.

Rir é o melhor remédio

Filmes como O resgate do soldado Ryan, com cenas de guerra, em contraste, obtiveram o efeito oposto, de acordo com o estudo publicado no jornal Heart.

Para os pesquisadores, o ato de rir tem o efeito de expandir as artérias – estresse mental, por outro lado, contrai as artérias.

O chefe da equipe, Michael Miller, disse que apesar da necessidade de mais pesquisas, os amantes do cinema vão gostar do seu estudo.

"A diferença no fluxo do sangue entre as fases de stress e as de risadas foi superior a 50%", afirmou.

Para o médico, "o impacto de assistir a um filme triste foi da mesma magnitude de relembrar episódios de raiva e fazer contas de cabeça, enquanto que o impacto de assistir a um filme engraçado foi equivalente a uma sessão de exercícios aeróbicos ou do início de um tratamento com estatina".

Durante o estudo, os participantes pararam de consumir álcool, tomar vitaminas ou ervas e fazer ginástica na noite antes do experimento, já que todos estes fatores podem afetar a circulação sanguínea.

Artérias

Ao todo, o fluxo de sangue na artéria braquial – que vai do ombro ao cotovelo – foi tomado antes e um minuto depois das fases de tristeza ou de risadas.

A artéria braquial foi escolhida, porque dá uma boa indicação do fluxo de sangue em todo o corpo. A circulação na artéria diminuiu entre 14 dos 20 participantes depois de assistirem aos clips tristes, mas aumentou em 19 dos 20 participantes depois que eles assistiram a comédias.

Segundo Charmaine Griffiths, da Associação Britânica do Coração, "é sabido que as mudanças emocionais têm um efeito positivo sobre o coração".

"Mas eu gostaria de lembrar que assistir a filmes tristes não vai ter um efeito negativo de longo prazo para o coração ou para a circulação", ressaltou o médico.