Astronauta brasileiro começa seus experimentos no espaço.

Por Gazeta Admininstrator

O astronauta brasileiro Marcos César Pontes, passa bem após 24h a bordo da Estação Espacial Internacional, relatou, em Moscou, Vera Canfran, assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Durante esse período, ele já realizou a primeira etapa de dois experimentos: germinação de sementes de feijão, da Secretaria de Educação de São José dos Campos, e o de germinação de sementes em microgravidade.

Porém há ainda outros que o astronauta brasileiro deve efetuar nas próximas horas como: nuvens de interação protéica, do Centro de Pesquisas Renato Archer, sobre a substância responsável pelo brilho dos vaga-lumes; cromatografia da clorofila, da Secretaria de Educação de São José dos Campos; e minitubos de calor, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Além disso, fará o acompanhamento do experimento da Embrapa. Os trabalhos podem ser acompanhados por meio das fotos publicadas no site da AEB (Agência Espacial Brasileira.

De acordo com fontes do ministério, Pontes deve falar com a Terra entre 15h e 16h (em Brasília). Os primeiros 20 minutos de conversa será com os pesquisadores, depois com a assessoria do ministério e, se necessário, com seu médico, Luiz Cláudio Lutis.