Astronauta brasileiro participa de coletiva em Moscou

Por Gazeta Admininstrator

O astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes participou junto com outros tripulantes da nave Soyuz de uma entrevista coletiva na manhã de hoje na Cidade das Estrelas, em Moscou. O tenente-coronel deve ir para o espaço no dia 30 de março.

Segundo o tenente, seu treinamento compreende em simular todas as situações possíveis para que tenham experiência suficiente para qualquer tipo de imprevisto e abrangendo várias situações de emergência.

Para Pontes, a sensação de participar de uma missão ao espaço é difícil de se descrever, por se tratar de uma missão muito importante para a pesquisa espacial brasileira. Os nove experimentos brasileiros que serão levados ao espaço estão sendo analisados e compreendem diversas áreas, mas principalmente na área de nanotecnologia.

Ao lado do comandante, o russo Pavel Vinogradov, e do engenheiro de vôo americano Jeffrey Williams, Pontes falou sobre uma série de aspectos pessoais do treinamento e da viagem, como o frio rigoroso na Rússia na reta final dos preparativos, o apoio que espera dos brasileiros, itens simbólicos que pretende levar ao espaço e até superstições.

Na volta, segundo ele, daria "um abraço bem forte no Brasil" se pudesse. Esta é a missão de número 13. O estigma do número e a memória da Apollo 13, missão lunar marcada por uma série de problemas que por pouco não acaba em tragédia, não preocupa Pontes ou seus colegas.