Astros criticam Vila Olímpica dos Jogos de Turim

Por Gazeta Admininstrator

As Vilas Olímpicas dos Jogos de Turim, que começam sexta-feira, têm quartos sujos, empoeirados e equipados com camas frias e desconfortáveis.

O diagnóstico é de atletas estrangeiros cotados para disputar medalhas na competição.

Há até quem preferiu se hospedar longe dos alojamentos oficiais dos atletas --são três, em locais separados, para os Jogos de Turim. É o caso dos esquiadores norte-americanos Bode Miller, dono de duas pratas em Salt Lake-2002, e Daron Rahlves, que escolheram instalações em campings, abrindo mão da Vila de Sestrieri.

"A Vila Olímpica não tem um ambiente saudável sob muitos pontos de vista. As camas são muito pequenas e desconfortáveis", declarou Miller.

O esquiador de 28 anos achou melhor ficar no motorhome que usa quando compete na Europa. "Tenho minha própria comida, minha própria cama e meu próprio travesseiro. Isso é fundamental em eventos como este."

Rahlves, que também tem sua casa móvel na Itália, além da companhia da mulher, levou até o cachorro para os Jogos.

Johnny Weir, compatriota dos esquiadores e três vezes campeão nacional de patinação artística, está na Vila de Lingotto, à qual não poupou críticas. "Sou muito exigente quanto ao conforto em viagens. Tive muita tosse por causa da poeira", afirmou o atleta, para quem seu quarto ainda peca por ser muito frio.

Mas os americanos, cujos locais na Vila têm segurança extra, não foram os únicos a reclamarem.

O austríaco Rainer Schoenfelder, que foi quarto colocado no esqui combinado em 2002, afirmou em sua página oficial que pretende sair da Vila Olímpica tão logo conclua sua participação nas provas dos Jogos Olímpicos.

Ontem, até o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) teve que opinar sobre o conforto de sua cama. E foi só elogios.

O belga Jacques Rogge, que abriu mão do luxuoso hotel oficial do COI para se hospedar na Vila de Sestrieri, disse que o local atende às expectativas dos atletas não apenas no quesito acomodações como em relação a outros atrativos (sala de computadores com acesso à internet, centro médico, sala de musculação).

"Testei meu colchão nesta manhã e gostei do quarto. As unidades têm um bom isolamento acústico, fundamental para os atletas", afirmou o dirigente máximo do COI, que foi atleta olímpico por seu país --competiu em três Jogos de Verão, na vela.