Astros vão à TV dos EUA para ajudar vítimas do Katrina

Por Gazeta Admininstrator

O rapper West disse na TV que Bush não se importa com os negros
Seis grandes redes de TV dos Estados Unidos vão transmitir na noite desta sexta-feira um programa com grandes nomes da música para arrecadar doações para os sobreviventes do furacão Katrina.
Entre os participantes estarão U2, Paul Simon, Rod Stewart, Sheryl Crow, Neil Young e Alicia Keys.

O evento, Shelter from the Storm: A Concert for the Gulf Coast (Abrigo da Tempestade: um concerto para a costa do Golfo, numa tradução livre), será exibido pelas redes ABC, CBS, Fox, NBX, UPN e WB.

Na noite de quinta-feira, um evento que reúne moda e música em Nova York, o Fashion Rocks, também atraiu artistas famosos para a gravação de um especial de TV com fins beneficentes.

Clique aqui para ver fotos do Fashion Rocks em Nova York

O programa – com apresentações de Duran Duran, Billy Idol, Shakira e Destiny´s Child, entre outros - vai ao ar nesta sexta-feira na CBS, logo após a exibição de Shelter from the Storm.

“Se não fosse para ajudar as pessoas que estão lá sofrendo, acho que não teria comparecido”, disse Simon Le Bom, do Duran Duran.

Negros

O canal Black Entertainment Television (BET) terá um especial de TV separado das demais redes, com artistas como Master P Diddy, Alicia Keys e Jay Z.

A rede voltada ao público negro também dará espaço para o rapper Kanye West, embora não tenha autorizado que ele faça discursos.

Na semana passada, num programa em ajuda às vítimas de Nova Orleans na NBC, West surpreendeu os produtores da emissora ao afirmar que “George Bush não se preocupa com os negros”.

Para evitar novos constrangimentos, o especial Shelter from the Storm irá ao ar com um atraso de 10 segundos.

“Não esperamos ter de cortar declarações deste show, porque não esperamos uma politização e só estamos prontos para eliminar obscenidades e outras coisas normais que as redes cortam”, disse o produtor-executivo Joel Gallen.

Rolling Stones

No sábado, será a vez da MTV americana apresentar seu especial pelas vítimas do Katrina.

O espetáculo terá três horas de duração sem intervalos, com aparições ao vivo e gravadas de artistas como os Rolling Stones, Green Day e Audioslave.

Organizações não-governamentais como a Cruz Vermelha Americana e o Exército da Salvação farão apelos por doações durante o programa da MTV.

O crítico de TV do Los Angeles Daily News, David Kronke, afirma que, diante de tantos programas beneficentes, pode haver uma fadiga do público.

“Assistir à cobertura do desastre, numa espécie de estado hipnótico, foi algo que se tornou viciante. Os americanos ainda não tinham visto antes seu próprio país em caos e anarquia”, disse Kronke.

“Acho que quem conseguiu assistir aquilo sem doar dinheiro naquele momento não vai mudar a atitude porque o Richard Gere subiu no palco e pediu ‘por favor, façam doações’. De que forma isso vai mudar sua mentalidade em termos materiais?”

Mas alguns especialistas em mídia nos Estados Unidos acreditam que os programas vão se concentrar na necessidade de reconstrução e ajuda a longo prazo, o que poderia potencialmente aumentar o volume de recursos arrecadados.