Ataque contra educação feminina intoxica 150 garotas afegãs

Por Gazeta News

To match feature AFGHAN-FUTURE/

Após beberem água contaminada em uma escola secundária no norte do Afeganistão, aproximadamente 150 estudantes ficaram intoxicadas, no dia 17 de abril. Segundo autoridades, a responsabilidade da ação é de radicais conservadores contrários à educação feminina. As informações são do “Terra”.

Quando estava no poder, o Talibã proibiu a educação de meninas e mulheres, mas após sua derrubada, em 2001, as escolas voltaram a recebê-las, especialmente na capital, Cabul.

No entanto, continuam ocorrendo periodicamente ataques contra meninas, professoras e os prédios escolares, normalmente nas regiões leste e sul do país, que são mais conservadoras e onde o Taliban tem mais apoio da população.

"Nós estamos 100% seguros de que a água que elas beberam dentro das salas de aula estava envenenada. Isso é obra daqueles que são contra a educação das meninas ou de indivíduos armados irresponsáveis", disse o porta-voz do Departamento de Educação da Província de Takhar, Jan Mohammad Nabizada.

Algumas das garotas, que vomitaram e tiveram dor de cabeça, estavam em situação crítica. Outras puderam ir para casa após receberem tratamento hospitalar, disseram as autoridades.

"Isso não foi uma doença de causas naturais. É um ato intencional para envenenar as meninas que estudam", afirmou o diretor do departamento de saúde pública, Haffizullah Safi.

Nenhuma das autoridades culpou um grupo em particular pelo ataque, por temerem algum tipo de retaliação.