Ataque dos EUA à Síria destruiu 20% dos aviões de Bashar al Assad

Por Gazeta News

site
[caption id="attachment_141952" align="alignleft" width="282"] O ataque dos EUA mirou base do governo. Foto: Saad AboBrahim/Reuters.[/caption]

O ataque com mísseis realizado pelos Estados Unidos na semana passada contra uma base aérea da Síria destruiu aproximadamente 20% do poderio aéreo do governo de Bashar al Assad, de acordo com o secretário americano da Defesa, Jim Mattis, nesta segunda-feira, 10.

Um total de 59 mísseis de cruzeiro Tomahawk foram lançados a partir de dois navios de guerra da Marinha dos EUA, posicionados no leste do Mar Mediterrâneo, em direção à base aérea de Shayrat, localizada a cerca de 32 quilômetros da cidade de Homs, no coração do território controlado pelo governo Sírio.

Em nota, o pentágono afirmou nesta segunda que “a avaliação é que o ataque deixou como resultado danos ou a destruição de depósitos de munição e combustíveis, capacidade de defesa aérea e 20% de todos os aviões sírios operacionais".

De acordo com Mattis, o governo da Síria perdeu a capacidade de abastecer ou restabelecer o armamento na base aérea de Shayrat. Inclusive, as pistas de pouso ficaram inutilizadas. O ataque foi uma resposta dos EUA contra o suposto uso de armas químicas.

Com informações da Reuters.