Ataques deixam dezenas de mortos em Paris

Por Gazeta News

hollande_1

Dezenas de pessoas estão mortas depois de uma série de ataques que parecem ter sido coordenados na cidade de Paris na noite de sexta-feira, dia 13. De acordo com a CNN há pessoas sendo feitas de reféns em uma casa de shows.

O presidente francês Francois Hollande declarou estado de emergência na França e está fechando as fronteiras. A população está sendo instruída a ficar em casa.

As explosões ocorreram próximo ao Stade de France, em Paris, durante um jogo entre as seleções da França e Alemanha. Além disso, três tiroteios simultâneos deixaram 42 mortos e dezenas de feridos em outros pontos da cidade, segundo a polícia parisiense. Há ainda 100 reféns em uma casa noturna. A rede de TV francesa BFM, citada pela CNN, diz que os mortos são 60.

Em Paris, os hospitais entraram em "Plano Branco", um estado de emergência e crise, segundo o "Le Monde".

Reféns

A polícia confirmou ainda que há 100 reféns na casa de espetáculos Bataclan, no boulevard Voltaire, no 11º arrondissement. Estão sendo mantidas no local pessoas que assistiam a um show da banda Eagles of the Death Metal.

Segundo um dos jornalistas do "Libération", que cita um policial no local, um homem no interior do Bataclan teria explosivos.

O jornal também citou o relato de um jornalista da "Europe1", que estava no interior do Bataclan: "Vários indivíduos armados entraram no meio do show", afirmou. "Dois ou três indivíduos não mascarados entraram com armas automáticas do tipo kalachnikov e começaram a atirar no público". O jornalista disse, ainda, que a ação durou de 10 a 15 minutos e que os atiradores eram jovens.

Ao jornal "Le Figaro", uma testemunha contou que viu dois homens armados entrarem no Bataclan. "Eles estavam armados, vestidos normalmente: eles atiraram no exterior e no interior da sala", afirmou a testemunha.

O jornalista francês Erwan Desplanques afirmou, em sua conta to Twitter, que um amigo que conseguiu escapar do Bataclan disse que havia cinco ou seis atiradores no local e que eles mencionaram a Síria.

Brasileiros feridos

Segundo o Itamaraty, dois brasileiros ficaram feridos nos ataques. O Consulado-geral do Brasil em Paris não havia passado mais informações sobre o estado de saúde dos brasileiros, disse a Folha de São Paulo.

Uma brasileira que estava no jogo disse que o “chão vibrou” com as explosões durante o primeiro tempo.

"Ouvimos barulhos que pareciam explosões no início do jogo", conta a estudante Marina Borges, que assistia ao jogo com o marido e ainda não deixou o local. "Na segunda, vibrou o chão embaixo da gente. Tremeu a cadeira mesmo. As pessoas ficaram tentando entender o que era, mas não houve pânico."

Ela conta que não houve avisos durante a partida, e que não ouviu sirenes ou algo parecido. "No fim da partida, disseram que por causa de um incidente do lado de fora teríamos de sair por locais especificos", afirma ela.

De acordo com Borges, as pessoas voltaram ao estádio após tentar sair e ocuparam o gramado, que ficou lotado. Minutos depois, seguranças realizaram um cordão para retirar o público do local e levá-los para as saidas.

"Estão insistindo que podemos sair do estádio, que toda a saída é segura, que os transportes públicos estão seguros."

Fontes: G1, Folha de São Paulo, CNN.